Em Nova Olinda, Mostra Internacional debate patrimônio e turismo na Chapada do Araripe - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
anuncio

demo-image
Olinda

Em Nova Olinda, Mostra Internacional debate patrimônio e turismo na Chapada do Araripe

Compartilhar isso

 

Foto: Hélio Filho/ Acervo Fundação Casa Grande
O evento compõe ações para a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Yanne Vieira

A Fundação Casa Grande Memorial do Homem Cariri realiza entre os dias 3 e 5 de junho a Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe. O evento faz parte das ações voltadas para a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Durante os três dias, estarão reunidos na Fundação, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), membros da sociedade civil local, convidados e conferencistas da Argentina, Peru e Portugal, com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias durante ciclos de palestras, redes, celebrações e oficinas.

O material produzido no evento será utilizado para traçar diretrizes sobre a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, cuja campanha teve início ainda em 2019. Dentro da programação estão previstas a caracterização e os requisitos para proteção, conservação e gestão do local.

De acordo com o fundador da Fundação Casa Grande, Alemberg Qundins, a Mostra Chapada Cultural do Araripe é a continuidade das ações do primeiro evento promovido em 2019. “Após o seminário, planejamos a vinda do IPHAN para ministrar uma oficina que faz parte do processo da lista nacional, e agora essa oficina acontecerá, tendo sequência a posse do conselho científico da candidatura”, conta.

Instituições como a Federação do Comércio (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (SESC), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Turismo (Setur) do Estado do Ceará, Universidade Regional do Cariri (Urca), Geopark Araripe e a sociedade civil estão envolvidas diretamente com o projeto.

O turismo social responsável que a Fundação Casa Grande vem trabalhando no entorno da Chapada do Araripe vem sendo essa ferramenta de inclusão e partilhamento de uma consciência milenar do Povo Kariri e sua tecnologia científica de convivência no território. São empreendimentos temáticos e instrutivos”, destacou Alemberg.

A abertura do evento está marcada para o dia 3, às 09h, na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A programação compreende 5 ciclos de palestras, nacionais e internacionais, 5 ciclos de redes regionais, 3 oficinas e 7 celebrações musicais e artísticas, totalizando, aproximadamente, 40 convidados.

WhatsApp-Image-2022-05-30-at-11.49.07-1024x651

Foto: Hélio Filho/ Acervo Fundação Casa Grande

O Povo Kariri

De acordo com os organizadores, a Mostra promoverá também, a rememoração do Povo Kariri, com disseminação de conteúdo, conexões culturais e midiáticas entre pessoas, instituições e coletivo de artistas, formando uma grande rede com o objetivo de integrar, interagir e promover a formação de crianças e jovens a partir do encontro no espaço de vivência em gestão institucional.

Candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade Unesco

A Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade Unesco começou em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, o evento reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.

O seminário será transmitido ao vivo pela página do YouTube da TV Casa Grande e as inscrições poderão ser realizadas através do link.

miseria.com.br

01.06.2022