JOSÉ AIRTON - BOLSONARO BLOQUEIA 44% DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO DA CIÊNCIA NO BRASIL - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
JOSÉ AIRTON - BOLSONARO BLOQUEIA 44% DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO DA CIÊNCIA NO BRASIL

JOSÉ AIRTON - BOLSONARO BLOQUEIA 44% DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO DA CIÊNCIA NO BRASIL

Compartilhar isso

 

🔬
A tirania do governo de Bolsonaro em seguir com a asfixia de recursos para a ciência e tecnologia vai prejudicar pelo menos 52 projetos em curso no país. Com o bloqueio de 44% de verba do maior fundo de financiamento da Ciência no Brasil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), estudos sobre áreas estratégicas e sobre a Amazônia, por exemplo, podem não ser concluídos até o fim do ano.
“O corte em si é ultrajante e coloca em risco todo o sistema de pesquisa científica e tecnológica do País. Mas além disso, revela que a ciência se tornou alvo preferencial do governo federal, impondo ao setor uma restrição orçamentária sem paralelo no Poder Executivo. De acordo com os dados divulgados pela equipe econômica, todas as pastas afetadas pelo bloqueio tiveram seus cortes orçamentários reduzidos, transferindo a carga para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”, diz a nota da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Assessoria de Imprensa
30.06.2022