Novo RG: Especialista reforça a importância da carteira nacional com registro único - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Novo RG: Especialista reforça a importância da carteira nacional com registro único

Novo RG: Especialista reforça a importância da carteira nacional com registro único

Compartilhar isso

 

Ilustrativa
O documento também passará a ser ​identidade de viagem por ​usar o código no padrão internacional.

O governo federal anunciou a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o país. O novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.


Os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital. O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline.


De acordo com a professora do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Eunápolis, Danielle de Araújo, a falta de um sistema integrado nacional pode permitir maior possibilidade de falsificação de documentos, por exemplo, é possível adulteração apenas da foto em documentos reais, fazendo com que os dados na cédula estejam corretos, dificultando a identificação de fraudes. Alguns governos até compartilham bancos de dados para conferência, mas não são todos.


“Com este novo documento teremos maior garantia de segurança de dados e identificação dos cidadãos. A fraude em documentações será reduzida, uma vez que o número de CPF estará associado à biometria neste novo padrão de RG único. Além de permitir maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade, vai auxiliar na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais, e permitirá reunir diversos documentos como: título de eleitor, certificado militar, CNH, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, números de NIS/PIS/Pasep, carteira nacional de saúde”, explica a professora.


Quando estiver disponível para todo o país, o novo RG, terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado. A nova carteira nacional de identidade também passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes.

 

FACULDADE PITÁGORAS  

 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.


Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

 

Contatos para a imprensa:

Ideal H+K Strategies

Agência Ideal

Atendimento PR: Juliete Neves

E-mail: julieteneves@idealhks.com

Telefone: (71) 99271 7248

28.06.2022