Presidente da Caixa é alvo de denúncias de assédio sexual por funcionárias - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Presidente da Caixa é alvo de denúncias de assédio sexual por funcionárias

Presidente da Caixa é alvo de denúncias de assédio sexual por funcionárias

Compartilhar isso

 

As vítimas teriam contado que os assédios aconteciam, principalmente, durante viagens do programa Caixa Mais Brasil, criado por Guimarães para descentralizar a gestão. Desde janeiro de 2019, foram feitas mais de 140 viagens.

Túlio Amâncio28/06/2022 • 20:03 - Atualizado em 28/06/2022 • 20:28

A ouvidoria da Caixa Econômica Federal recebeu denúncias de assédio sexual de funcionárias do banco contra o presidente da instituição, Pedro Guimarães.

Segundo o site Metrópoles, no fim do ano passado, um grupo de funcionárias denunciou ao Ministério Público Federal casos de assédio sexual que teriam acontecido durante compromissos de trabalho. As situações envolvem toques íntimos não autorizados, abordagens e convites inadequados.

Logo após o vazamento das acusações, os canais internos da instituição receberam mais quatro denúncias.

As vítimas teriam contado que os assédios aconteciam, principalmente, durante viagens do programa Caixa Mais Brasil, criado por Guimarães para descentralizar a gestão. Desde janeiro de 2019, foram feitas mais de 140 viagens.

O governo federal estaria recebendo pressão por parte do Congresso para tirar Pedro Guimarães do cargo, mas até agora nenhuma atitude foi anunciada.

O presidente da Caixa deve participar, nesta quarta-feira (29), de um evento do banco em Brasília (DF). Até agora, ele não se pronunciou sobre as acusações.

Caixa se pronuncia

Em nota, a caixa afirmou que não possui conhecimento das denúncias e disse que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. Leia abaixo o comunicado na íntegra.

A Caixa não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo. A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. O banco possui um sólido sistema de integridade, ancorado na observância dos diversos protocolos de prevenção, ao Código de Ética e ao de Conduta, que vedam a prática de ‘qualquer tipo de assédio, mediante conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça’. 

A Caixa possui, ainda, canal de denúncias, por meio do qual são apuradas quaisquer supostas irregularidades atribuídas à conduta de qualquer empregado, independente da função hierárquica, que garante o anonimato, o sigilo e o correto processamento das denúncias. Ademais, todo empregado do banco participa da ação educacional sobre Ética e Conduta na Caixa, da reunião anual sobre Código de Ética na sua Unidade, bem como deve assinar o Termo de Ciência de Ética, por meio dos canais internos. 

A Caixa possui, ainda, a cartilha ‘Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável’, que visa contribuir para a prevenção do assédio de forma ampla, com conteúdo informativo sobre esse tipo de prática, auxiliando na conscientização, reflexão, prevenção e promoção de um ambiente de trabalho saudável.

band.uol.com.br

29.06.2022