Nordeste concentra o maior número de termelétricas fósseis do Brasil, aponta estudo - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Nordeste concentra o maior número de termelétricas fósseis do Brasil, aponta estudo

Nordeste concentra o maior número de termelétricas fósseis do Brasil, aponta estudo

Compartilhar isso

 

Reprodução
O Ceará possui 2 das 10 usinas mais poluentes do país

Yanne Vieira

O subsistema Nordeste, composto por todos os estados da região, exceto o Maranhão, concentra o maior número de termelétricas do Brasil, com 28 unidades. A informação é do Inventário de Emissões Atmosféricas em Usinas Termelétricas, um estudo inédito do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) lançado nesta quinta-feira (30).

A pesquisa aponta que quatro usinas da região estão entre as maiores emissoras de gases de efeito estufa (GEE) por energia gerada no Brasil, sendo duas no Ceará e duas na Bahia.

O estudo levantou dados de 72 usinas ligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no ano de 2020, sendo 36 movidas a gás natural como combustível principal, oito a carvão mineral, 17 a óleo combustível e outras 11 a diesel. Juntas, elas emitiram um total de 32,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) em 2020.

As plantas do Subsistema Nordeste, além de serem maiores em número, abrigam a maior capacidade de geração termelétrica do país. Ao todo elas geraram 9,6 TWh e emitiram 6,3 milhões de toneladas de CO2e.

Porém, quanto a capacidade, que significa a proporção entre a eletricidade fornecida e a capacidade instalada de uma planta de geração de energia, foram as que menos operaram, tendo um fator médio de 16%, o menor dos quatro subsistemas do SIN.

A pesquisa indica que a usina Termobahia, em São Francisco do Conde (BA), foi a que mais operou no subsistema, ocupando a 13ª colocação no ranking de fatores de capacidade do país.

De acordo com o estudo, o subsistema tem quatro entre as dez primeiras usinas termelétricas mais emissoras de GEE do país, sendo em terceiro lugar o Porto do Pecém II (em São Gonçalo do Amarante, CE); em sexto lugar Arembepe (Camaçari, BA); em nono, Porto do Pecém I, (também em São Gonçalo do Amarante, CE); e, em décimo, Global I (Candeias, BA). O indicador adotado pelos pesquisadores foi a taxa de emissão, determinada pela divisão entre as emissões e a eletricidade gerada por uma planta. As duas usinas termelétricas do Ceará utilizam carvão mineral, combustível que mais emite GEE por energia elétrica gerada.

Nos últimos leilões de energia, que são processos licitatórios promovidos pelo poder público, a Região Nordeste geralmente é a que aparece oferecendo mais empreendimentos ofertados, conforme indicam os Boletins Leilão de Energia Elétrica lançados pelo IEMA.

O estudo ressalta que essa região apresenta alto potencial para instalação de projetos eólicos e solares. “Nesse sentido, a instalação de termelétricas compete com o desenvolvimento de fontes mais limpas de emissões”.

Além do Subsistema Nordeste, outros três Subsistemas estão conectados ao SIN: o Sul, composto inteiramente pela Região Sul do Brasil; Subsistema Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO), formado pelas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, além dos estados do Acre e de Rondônia; e Subsistema Norte (N), constituído pelos estados de Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão. Roraima é o único estado ainda não conectado ao SIN.

miseria.com.br

01.07.2022