Yanne Vieira
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), através da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), realiza no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante a emissão de carteiras de identidade. 50 atendimentos devem ser realizados por dia entre 8 e 16h. A ação acontece em paralelo com a ExpoCrato.
De acordo com a Pefoce, serão realizados atendimentos para a emissão de 1ª e 2ª via do documento. As equipes da Pefoce realizarão a emissão e entrega dos documentos entre 12 e 17 de julho.
As pessoas interessadas em emitir a carteira de identidade precisam comparecer ao estande da Pefoce, na Expocrato, portando registro civil original ou cópia autenticada do documento: Certidão de Nascimento (para os solteiros) ou Certidão de Casamento para os casados, divorciados ou separados judicialmente, ou viúvos. A primeira via do documento é gratuita. Para emitir a segunda via da carteira de identidade, além da apresentação do registro civil, é necessário realizar o pagamento do boleto que pode ser gerado através do site.
Atendimentos
O estande fica localizado na exposição da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A entrega do documento ocorrerá no mesmo local, no dia seguinte, após o atendimento.
De acordo com a Pefoce, os atendimentos na Expocrato funcionam como um serviço extra que dará suporte ao posto de identificação civil, situado na prefeitura de Crato, que também continuará funcionando na região durante o evento.
Documentos adicionais
A carteira de identidade permite o acréscimo de outros documentos; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Título de Eleitor; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho; Número de Inscrição Social (NIS); tipo sanguíneo; condição especial de saúde, entre outros. Também é possível a inclusão do nome social na carteira de identidade.
A inclusão de outros documentos e informações de condição específica de saúde é opcional, caso a pessoa opte em acrescentar outros documentos, é necessário apresentar o documento original que deseja incluir na carteira de identidade. Já nos casos de uma condução especial de saúde, uma pessoa com espectro autismo, por exemplo, é necessário apresentar um laudo assinado por um neurologista atestando a condição.
Gratuidades
É garantida a isenção da taxa da segunda via da carteira de identidade em alguns casos: pessoas reconhecidamente pobres, desde que inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional de Assistência Social da Secretaria de Proteção Social, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); aos cidadãos que tenham sido vítimas de roubo, desde que tenha inquérito apurando o delito; pessoa que esteja recebendo as parcelas do seguro-desemprego; população em situação de rua, desde que esteja sendo acompanhada por rede socioassistencial do Estado ou Municípios; idosos com 60 anos ou mais, desde esteja sendo acompanhado por rede socioassistencial do Estado ou Municípios.
miseria.com.br
14.07.2022