Por Redação com Agências
Sanfoneiro pernambucano, que nasceu em Exu, fez história no forró. Em mais de 50 anos de carreira, Rei do Baião gravou mais de 600 canções e vendeu 10 milhões de discos.
Para cantores como Beto Hortiz, Gonzaga abriu caminho para vários artistas nordestinos que hoje cantam a saudade. “Ele não vai acabar e vai permanecer de pai para filho. Sou neto de sanfoneiro e herdei isso, escutando Luiz Gonzaga através de meu avô. Isso vai continuar por muito tempo”, diz.
Para os dias de saudade, Luiz Gonzaga deixou um pedido simples. “Gostaria que lembrassem que eu sou filho de Januário e Dona Santana. Gostaria que dissessem que esse sanfoneiro amou muito o Sertão. decantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes. Decantou os valentes, os covardes. Decantou, também, amor.”
Shows para lembrar o rei do baião
No dia da lembrança dos 33 anos da morte de Gonzagão, a Fundação de Cultura de Caruaru, em Pernambuco realizará uma homenagem ao artista, na próxima terça-feira (2), às 19h, no Pátio de Eventos, em frente à estátua de Gonzaga.
O evento é aberto ao público e quem desejar, poderá levar para o local 1kg de alimento não perecível, que será entregue para o Transforma Caruaru e instituição religiosa.
Intitulada de “33 anos sem Gonzaga, Rei do Baião – Saudade, o meu remédio é cantar”, a comemoração terá palestra, realizada por Djean Dantas, que contará a vida e obra do artista, além de poesias e muita música, comandada por artistas de Caruaru, sobre a regência do Maestro Mozart Vieira que prestarão homenagem ao Rei do Baião, cantando canções de sua autoria.
Elba Ramalho e Fagner fazem tributo a Gonzaga
Com 50 anos de carreira, Elba Ramalho e Fagner nunca tinham trabalhado juntos até decidirem homenagear o rei do baião, Luiz Gonzaga. O projeto, que começou no ano passado com a gravação do álbum Festa, teve seu ápice na sexta-feira (29/7), com o encontro dos cantores no palco do “Na Praia” em Brasília.
Os fãs que compareceram ao festival pé na areia aproveitaram a noite ao som de clássicos do forró — ritmo eleito pelo Iphan como patrimônio imaterial do Brasil—, como Danado de Bom (Luiz Gonzaga e João Silva), Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Vem Morena (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), O Cheiro da Carolina (Luiz Gonzaga e Amorim Roxo) e Baião da Penha (Guio de Moraes e David Nasser).
“O Fagner sempre me procurava e argumentava que nós tínhamos que gravar Gonzaga, que nós dois tínhamos intimidade com ele e autoridade para cantar esse repertório. Agora, deu certo de fazermos esse projeto, já fizemos alguns shows e é muito bonito. Ele é uma pessoa fina, muito educada, que me trata muito bem… então tem sido maravilhoso”, disse Elba Ramalho.
Fagner começou a carreira musical na capital federal quando ganhou, com Mucuripe, o Festival de Música Popular em 1971. Desde então, o músico tem em Brasília sua segunda casa. “O começo da minha maturidade foi aqui. Minha base, família e amigos continuam aqui, então estou muito feliz”, celebrou o cearense antes do show no “Na Praia” na capital do país.
tribunadosertao.com.br
HOMENAGENS
Em homenagem aos 33 anos de saudade pela morte do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura, realizará homenagem ao artista, hoje (2), às 19h, no Pátio de Eventos (em frente à estátua).
Intitulada de “33 anos sem Gonzaga, Rei do Baião – Saudade, o meu remédio é cantar”, a comemoração terá palestra, realizada por Djean Dantas, que contará a vida e obra do artista, além de poesias e muita música, comandada por artistas de Caruaru, sobre a regência do Maestro Mozart Vieira que farão homenagem ao Rei do Baião, cantando canções de sua autoria.
O evento é aberto ao público e quem desejar, poderá levar para o local 1kg de alimento não perecível, que será entregue para o Transforma Caruaru e instituição religiosa. “A celebração visa enaltecer a memória e o legado que Luiz Gonzaga, o Rei do Baião deixou, através de sua música, história de vida e tudo que representou para os nordestinos”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rafael Martiniano.
Luiz Gonzaga – Luiz Gonzaga do Nascimento foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Nasceu em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, Pernambuco, e faleceu no dia 2 de agosto de 1989, no Recife.
Fonte: acessacaruaru.com
02.08.2022