Viviane Bastos
Nesta terça-feira (9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o pedido do PSDB/Cidadania para desfazer a aliança com a chapa de Roberto Cláudio (PDT) e manter a neutralidade. O TSE devolveu o comando do PSDB no Ceará a Chiquinho Feitosa. A decisão é do ministro Benedito Gonçalves. Ainda cabe recurso no próprio TSE.
“Ante o exposto, defiro liminar (…) restabelecendo, por conseguinte, a convenção realizada em 4/8/2022 e a vigência do órgão estadual da Federação PSDB-Cidadania no Ceará”, determinou a liminar”, determinou.
A decisão de retirada do apoio a RC foi comandada por Chiquinho Feitosa, representante do PSDB. Uma reunião do colegiado já havia decidido que a federação manteria neutralidade. Decisão essa questionada por Tasso Jereissati (PSDB). Dessa forma, Chiquinho foi destituído do comando da sigla e o resultado da convenção anulada. Tasso foi escolhido como novo presidente da sigla e declarou apoio formal ao ex-prefeito de Fortaleza. Tasso é aliado histórico de Ciro Gomes (PDT), principal apoiador da candidatura de RC.
Além do apoio ao pedetista, o PSDB lançou o nome de Amarílio Macedo ao Senado Federal e o ex-secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, como primeiro suplente na disputa da chapa. A retirada do apoio interfere ainda na candidatura de Amarílio.
miseria.com.br
11.08.2022