Mais de 5,6 mil detentos do Sistema Prisional no Ceará são aprovados no Encceja 2022 - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Mais de 5,6 mil detentos do Sistema Prisional no Ceará são aprovados no Encceja 2022

Mais de 5,6 mil detentos do Sistema Prisional no Ceará são aprovados no Encceja 2022

Compartilhar isso

 

Legenda: Sistema Penitenciário do Ceará tem 5.695 internos aprovados no Encceja
Foto: Divulgação/SAP

Cerca de 11 mil internos participaram do exame

Escrito por Redação

O Sistema prisional do Ceará registrou 5.695 detentos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2022. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

O exame teve recorde de participação: 11.449 internos realizaram a prova. O número representa um crescimento de 85,38% em relação à participação de 2021.

Veja a lista com resultado

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos no período estipulado pelas diretrizes governamentais. Dos 5.695 foram aprovados, 1.167 receberam certificados de conclusão e 4.528 receberam atestados por proficiência

Os participantes conseguem certificados de conclusão para quem conseguir a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação. Também é possível conseguir certificação parcial que comprova pontuação mínima em uma ou mais áreas avaliadas, mas não em todas.

Segundo a SAP, os internos que conquistam a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio têm direito a remição de pena, conforme o nível alcançado. 

Para a certificação de Ensino Médio, são 133 dias a menos de pena. Já para o Ensino Fundamental, são 177 a menos de pena. A remição respeita a Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça. 

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, afirmou que os resultados mostram a oferta educacional dentro das unidades prisionais. "Nosso objetivo é promover educação para o maior número de internos do sistema prisional", disse.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

27.12.2022