Yanne Vieira
Com objetivo de estimular a compra do mel, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará discutiu a inserção do produto na merenda escolar das unidades de ensino do estado. A reunião aconteceu na última quinta-feira (4) e contou com representantes da Gestão da Rede Escolar (Coesc) da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), e representantes da Câmara Temática da Apicultura.
De acordo com o secretário executivo da pasta, Marcos Jacinto, o principal ponto tratado na reunião foi o estímulo para que as gestões escolares adotem o mel na merenda escolar, estimulando a compra do produto pelo estado. “Anualmente, a Seduc faz pesquisa nas escolas para que a comunidade escolar se manifeste sobre as preferências, a fim de subsidiar a elaboração do cardápio da merenda”, explica.
Na ocasião, o secretário afirmou que há uma demanda do setor para que o produto possa compor a merenda escolar, e a reunião ocorreu para que a SDA pudesse facilitar o processo. “A interlocução entre o setor produtivo e o poder público, no caso a Seduc, é importante para favorecer as compras institucionais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE”, acrescenta.
Segundo a CT da Apicultura, “mais de 95% do mel produzido pelos apicultores do Ceará é comprado pelas grandes empresas instaladas on Sudeste e no Sul do país, que exportam para os Estados Unidos e Europa, em face da excelente qualidade do mel do semiárido livre de qualquer resíduo”.
Porém, a CT defende que a apicultura cearense não deve ficar atrelada exclusivamente ao mercado externo. “Qualquer intempérie externa poderá causar sérios danos à apicultura e quebrar a excelente cadeia produtiva do mel”, conclui o secretário.
miseria.com.br
10.05.2023