Yanne Vieira
Uma nova espécie de camarão fóssil descoberta na porção oeste da Bacia do Araripe será apresentado às 14 horas desta quinta-feira (04), no auditório do Geopark Araripe, no município de Crato. Com aproximadamente 90 milhões de anos, a descoberta é considerada inédita para a paleontologia mundial.
O trabalho foi desenvolvido através da parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelo Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, e a URCA pela Profa. Dra. Olga Alcântara Barros. O achado paleontológico homenageia a paleontóloga Dra. Maria Somália Sales Viana, professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em reconhecimento a sua extensa contribuição aos estudos de geologia e paleontologia da Bacia do Araripe e do Brasil.
A apresentação à comunidade, imprensa e sociedade acontece pela da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, do Laboratório de Imagem (LAGEM-URCA) e do Laboratório de Paleontologia, em parceria interinstitucional com a UFPI, campus de Picos, Laboratório de Paleontologia de Picos e Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido do Piauí (NUPECINAS).
O artigo científico foi publicado no periódico internacional Zootaxa. A pesquisa foi financiada em parte pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) através do recurso destinado ao projeto de pesquisadores visitantes do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e pelo projeto mulheres na ciência.
miseria.com.br
05.05.2023