Saiba quando o dano no para-brisa é caso de troca ou reparo - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Saiba quando o dano no para-brisa é caso de troca ou reparo

Saiba quando o dano no para-brisa é caso de troca ou reparo

Compartilhar isso

 

Reprodução
Fraturas de tamanhos acima do permitido podem resultar em multa, pontuação na CNH e apreensão do veículo. Adesivos fazem a fixação de para-brisas após troca do equipamento.

Qualquer dano apresentado no para-brisa de um veículo requer avaliação profissional principalmente quando a trinca, fissura ou arranhão estiver no campo de visão do condutor. Um parâmetro interessante para entender se o dano é caso de troca ou reparo: se a fratura for superior a uma moeda de R$ 1, é recomendada a substituição do para-brisa.

 

resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece alguns limites referentes a danos no para-brisa em veículos de passeio: pode haver, no máximo, dois danos em um para-brisa, sendo que esses danos não podem ser superiores em de 4 cm de diâmetro em uma configuração circular ou qualquer outro dano acima de 10 cm de comprimento.

 

Além disso, não pode haver nenhum dano na área crítica de visão do condutor e em uma faixa periférica de 2,5 cm das bordas externas do para-brisa. O descumprimento desta resolução do Contran resulta em infração de natureza grave, cinco pontos na CNH, multa e retenção do veículo para regularização.

 

O Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel, Célio Renato Ruiz, orienta sobre os procedimentos de reparação e substituição de para-brisas e destaca a importância desses equipamentos à segurança do veículo e das pessoas.

 

1 - Podemos dizer que para-brisa com trinca circular maior do que 4 cm deve ser substituído?  

Célio Renato Ruiz: Em geral, usa-se como parâmetro para troca quando a fratura é superior a 4 cm. Portanto, se a circunferência do dano for menor ou igual a 4 cm, o para-brisa pode ser reparado sem necessitar a sua troca. Determinados danos no para-brisas são reparados com tecnologia UV, que “seca” a resina aplicada na área danificada, finalizada com polimento.

 

2 - Em casos de danos no para-brisa na visão frontal do motorista, mesmo que mínimos, a substituição do equipamento é a melhor alternativa?

Sim, a substituição é a melhor alternativa. O processo de troca e fixação de um novo para-brisa é feito com adesivos próprios para essa finalidade, como o Teroson Bond, com aplicação fácil, limpa e feita a temperatura ambiente. Depois da aplicação correta desse adesivo no para-brisa, a cura é feita rapidamente e o condutor pode voltar a utilizar o carro poucas horas depois.

 

3 - Como é feita essa troca de para-brisas?

A troca do para-brisa é um procedimento que deve ser feito por técnico especializado, de preferência em lojas de vidros automotivos, para a aplicação eficiente do adesivo que promove a fixação do para-brisa. O adesivo Teroson Bond 180, por exemplo, é feito com poliuretanos monocomponentes, que curam com a umidade do ar e que não necessitam de primer no processo de adesão.

 

4 - Pequenas arranhões causados pelo limpador do para-brisa são perigosos?

Os pequenos arranhões no para-brisa, na maioria dos casos, podem ser reparados com polimento feito por profissionais especializados. No entanto, esses pequenos arranhões podem se tornar problemas se estiverem na área de visão do motorista. Isso porque, se a visão do motorista continuar sendo prejudicada após o serviço de polimento, é importante que um profissional avalie a possibilidade de troca do para-brisa.

 

5 - Qual a importância do para-brisa em perfeito estado?

Um para-brisa eficiente traz perfeita visibilidade ao motorista, protege os ocupantes contra o impacto de pedregulhos e outros objetos, mantém a integridade estrutural da carroceria do automóvel e funciona como um apoio para o airbag. Danos no para-brisa podem interferir negativamente nessa força protetora do equipamento.

 

A aplicação correta do adesivo para sua fixação está diretamente ligada a essas questões de segurança. Existem procedimentos técnicos específicos para a substituição eficiente de para-brisa e que são ensinados em plataformas como a Loctite Xplore.

 

Sobre Loctite Xplore

Loctite Xplore é uma plataforma de treinamento desenvolvida para Montagens, Manutenção e Reparação de Veículos para ajudar estudantes, usuários finais e profissionais do setor a tomar as melhores decisões em sua área de especialização. O conteúdo é baseado no conhecimento acumulado de mais de 65 anos de experiência na prática. É uma plataforma gratuita. Visite Link

 

Sobre Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2022, a Henkel registrou vendas de mais de 22,4 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,3 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações no site da Henkel.

 

Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2022, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 8,8%.

Contatos com a imprensa:

Rafael Bullara

 

Bruno Thadeu Prado

(13) 99118-7995 - bruno.prado@inpresspni.com.br

 

Carla Marcondes
(11) 4871-1446 | (11) 98766-6866 -- carla.marcondes@inpresspni.com.br


11.05.2023