Wagner critica nova pasta na gestão Elmano: "No discurso diz que não está pensando em eleição" - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Wagner critica nova pasta na gestão Elmano: "No discurso diz que não está pensando em eleição"

Wagner critica nova pasta na gestão Elmano: "No discurso diz que não está pensando em eleição"

Compartilhar isso

 

Capitão Wagner criticou criação de secretária na gestão Elmano Crédito: AURÉLIO ALVES
Wagner sugeriu que a criação da Secretaria de Proteção Animal seria uma movimentação para atrair um partir da base do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT)

Autor Júlia Duarte

Secretário da Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil), questionou nesta quarta-feira, 12, a criação de uma nova pasta na gestão Elmano de Freitas (PT). O governador anunciou o envio à Assembleia Legislativa (Alece) projeto que cria a Secretaria de Proteção Animal.

Wagner, que enfrentou Elmano na disputa pelo Palácio da Abolição em 2022, questionou o aumento de despesas e empréstimos na gestão estadual e sugeriu que a criação da nova pasta tem motivação política.  

"Não é brincadeira pessoal. O Governo que já fez mais de 3 bilhões (de reais) de empréstimo porque não consegue pagar as contas com os impostos arrecadados vai criar mais secretarias", afirmou em publicação nas redes sociais. A fala faz menção ao empréstimo com Banco do Brasil ao Governo do Estado, aprovado no inicio do ano.

O valor será de R$ 900 milhões, para amortização de dívida, no período de 2023 a 2025. A mensagem estima que o Estado gastará, entre 2023 e 2025, R$ 2,7 bilhões com a dívida. A soma inclui juros, encargos e amortizações, que compõem o que é chamado serviço da dívida.

Wagner sugeriu que a criação da Secretaria de Proteção Animal seria uma movimentação para atrair um partido da base do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), visando a eleição de 2024. "Será que é pra tirar um partido da base do Prefeito? O bom é que no discurso diz que não está pensando em eleição", escreveu.

Elmano afirma que a criação da pasta foi feita com "muita sensibilidade, critério e responsabilidade". "A causa animal é um tema de grande importância e que tem toda a nossa atenção!", reforçou.

No início do ano, Elmano já tinha realização reforma administrativa e instituído dez novas secretarias, a partir de uma mudança tanto na estrutura, quanto nas competências de pastas da gestão estadual. Além da criação de novas pastas, a reforma mudou a competência de órgãos e entidades estaduais e fez alterações no quantitativo de cargos e outros rearranjos institucionais.

Os nomes dos secretários foram anunciados antes do envio do projeto à Alece. A equipe de secretários atende a promessa de campanha de Elmano de paridade entre homens e mulheres: são 16 secretários de cada gênero no primeiro escalão da gestão estadual.

opovo.com.br

13.07.2023