Paulo Junior
O Ceará ainda conta com cinco dos seus reservatórios transbordando, é o que registra o portal da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Todavia, nenhum dos reservatórios atualmente sangrando ficam localizados no Cariri, a maioria está na região da bacia metropolitana.
Confira os reservatórios que ainda transbordam:
Açude Fogareiro – Quixaramobim
Açude Patu – Senador Pompeu
Açude Germinal – Pacoti
Açude Pesqueiro – Capistrano
Açude Tijuquinha – Baturité
Lembra-se que a quadra chuvosa que acometeu o Ceará em 2023 ficou dentro daquilo que é considerado normal para o período, porém, com uma consistência maior do a que vinha sendo observada nos últimos anos. Ao longo do ano o estado já chegou a registrar mais de 60 de seus reservatórios oficiais sangrando simultaneamente.
Pontua-se, ainda, que ao final do período de chuvas intensas, finalizado no mês de maio, o estado registrou um dos maiores acumulados hídricos dos últimos 10 anos. No final de maio o Ceará contava com mais de 51% da sua capacidade hídrica preenchida, hoje o estado registra 48,3%.
Frisa-se que a bacia do Alto Jaguaribe, que abastece a maioria dos municípios do Cariri, vive um contexto de tranquilidade, já que verifica-se uma ocupação de 62,26% de sua capacidade.
miseria.com.br
08.08.2023