CPI da Enel aprova convocação do presidente da Arce para dia 13 de setembro - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

CPI da Enel aprova convocação do presidente da Arce para dia 13 de setembro

CPI da Enel aprova convocação do presidente da Arce para dia 13 de setembro

Compartilhar isso

 

Legenda: CPI da Enel foi instalada no começo de agosto.
Foto: Paulo Rocha/Alece

O objetivo é que a Agência apresente explicações sobre o contrato de serviço e avaliação da Enel pela Aneel

Escrito por Alessandra Castro/Ingrid Campos

CPI da Enel aprovou, na tarde desta quarta-feira (30), a convocação do corpo técnico e do presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) para prestar esclarecimentos sobre o contrato de serviços da distribuidora de energia no Ceará, a Enel. A reunião ficou marcada para o dia 13 de setembro.

O presidente do colegiado, deputado Fernando Santana (PT), disse que o titular da Arce, Hélio Leitão, já se colocou à disposição. A agência é responsável por avaliar as concessões no Ceará para pedir providências aos órgãos reguladores federais. 

Foi justamente essa informação que o deputado recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quando levou um pedido de caducidade do contrato da Enel com o aval da Assembleia.

"Eles disseram que todo esse trabalho era para ter sido aqui com a Arce. Quando nós chegamos, fomos conversar com a Arce, que disse que já está tentando há tempos cancelar o próprio convênio que tem com a Agência Nacional porque ela não tem autonomia para cobrar da Enel a melhoria no serviço", explicou.

"Inclusive, ela tem um relatório, um dossiê pronto, que deverá apresentar aqui sobre essa falta, digamos assim, de respeito até da Enel – foi assim que eu entendi – com a autoridade da Arce", completou.

CPI DA ENEL

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o contrato de concessão de energia da Enel no Ceará foi instalada no último dia 10, mas a primeira reunião deliberativa do colegiado ocorreu, de fato, nesta quarta-feira.

Algumas conversas sobre o tema já eram realizadas informalmente, como a mencionada por Fernando Santana com a Arce. A expectativa é que os trabalhos se debrucem, nos próximos meses, sobre episódios como o apagão de energia que atingiu quase todo o País neste mês. 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão nacional foi causado após o desligamento da Linha de Transmissão Quixadá-Fortaleza II. 

A avaliação completa será consolidada em um Relatório de Análise da Perturbação (RAP), que leva cerca de 30 dias para ser concluído. Após a abertura da linha de transmissão, o afundamento brusco de tensão seguido da atuação de proteções de caráter sistêmico instaladas no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou a queda de energia.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

31.08.2023