Papa se encontra com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero de Portugal - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Papa se encontra com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero de Portugal

Papa se encontra com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero de Portugal

Compartilhar isso

 

Legenda: Papa Francisco se reuniu com vítimas de abuso sexual cometidos por membros do clero português nesta quarta-feira
Foto: AFP

O momento ocorreu durante visita do pontífice a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa

Escrito por Diário do Nordeste/AFP

Em seu primeiro dia em Lisboa para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco se reuniu, nesta quarta-feira (2), com 13 vítimas de abusos sexuais de menores cometidos por membros do clero português. O encontro, que não estava na agenda oficial, ocorre seis meses após a divulgação de um relatório. A liderança Católica pediu desculpas às vítimas. 

"Isso é muitas vezes acentuado pela decepção e raiva que alguns alimentam em relação à Igreja, em alguns casos pelo nosso mau testemunho e pelos escândalos que desfiguraram seu rosto, e que pedem uma purificação humilde e constante, a partir do grito de dor das vítimas, que devem ser sempre acolhidas e ouvidas", disse o pontífice.

Um relatório de peritos independentes revelou, em fevereiro, que pelo menos 4.800 menores foram abusados sexualmente em contexto religioso em Portugal desde 1950.

Segundo a investigação, as agressões foram acobertadas pela cúpula eclesiástica de forma 'sistemática'. O papa reconheceu que era necessário "mudar a cultura da Igreja".

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Mais de um milhão de fiéis de todo o mundo são esperados em Lisboa, Portugal, para a 16ª edição da Jornada Mundial da Juventude, da Igreja Católica, até o próximo dia 6 de agosto.

O encontro foi criado pelo papa João Paulo II em 1986 e constitui o maior encontro católico do mundo. A Jornada estava prevista para agosto de 2022, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19.  

diariodonordeste.verdesmares.com.br

03.08.2023