Santana do Cariri recebe obra de rede aérea de esgoto no Canal de São Pedro - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Santana do Cariri recebe obra de rede aérea de esgoto no Canal de São Pedro

Santana do Cariri recebe obra de rede aérea de esgoto no Canal de São Pedro

Compartilhar isso

 

Foto: Ascom Ambiental Ceará
A intervenção faz parte da Parceria Público-Privada entre a Ambiental Ceará e a Cagece para universalizar o esgotamento sanitário em 24 cidades cearenses.

Redação

Em Santana do Cariri, cerca de mil moradores serão beneficiados com as primeiras obras da Ambiental Ceará no município, que terão início nesta terça-feira (29). O objetivo é atender uma demanda antiga da comunidade, a qual é a ausência de coleta e tratamento de esgoto nas proximidades do Canal de São Pedro. Serão implantados 400 metros de rede aérea de esgoto nas margens do riacho e 1.000 metros de rede coletora de esgoto subterrânea nas ruas da localidade.

Essa estrutura permitirá a conexão de 300 imóveis ao sistema de esgotamento sanitário. É a primeira etapa do processo que permite que as residências da localidade tenham acesso à rede de esgoto, pela qual os efluentes emitidos serão coletados e receberão o tratamento adequado. A ação evitará que o esgoto seja despejado diretamente na natureza e irá colaborar para a recuperação ambiental da região e irá reduzir significativamente doenças de veiculação hídrica.

Segundo o diretor-executivo da Ambiental Ceará, Danilo Almeida, a rede aérea de Santana do Cariri é o início de um projeto transformador na cidade e também no estado. “Nosso trabalho é levar saneamento a localidades com geografia e realidade social diversas. Por isso, estamos trazendo essa opção inovadora e não convencional, que é a rede aérea de esgoto, para essa região. Essa obra trará benefícios para a população, com mais saúde e qualidade de vida, e também para o meio ambiente”, afirma.

Além das intervenções na área de infraestrutura, as equipes da Ambiental Ceará realizam trabalho de conscientização junto aos moradores do município. A ação visa apresentar os benefícios do saneamento, sobretudo o esgotamento sanitário. O Afluentes, um dos canais de relacionamento da Ambiental Ceará com a população, foi lançado em julho na cidade.

Com a Parceria Público-Privada (PPP) estabelecida com a Cagece, a Ambiental Ceará objetiva cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, onde determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. O projeto beneficia 24 cidades, com atendimento a 4,3 milhões de pessoas. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.

Das 24 cidades, 17 estão desde maio com o sistema de esgotamento sanitário sendo operados pela Ambiental Ceará. Os outros 7 municípios, incluindo Fortaleza, estão na fase de operação assistida, período em que a Ambiental Ceará recebe da Cagece informações técnicas sobre as regiões onde atuará.

miseria.com.br

30.08.2023