O Seminário será aberto às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, com as presenças do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e da secretária titular da SPS, Onélia Santana. O evento celebra o Mês da Primeira Infância, em agosto, para promover, dar maior visibilidade e mobilizar os municípios e Estados a investirem, continuamente, em políticas públicas às crianças e adolescentes.
“Equidade é senso de justiça e respeito às diversidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social, para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e aos mesmos direitos. E isso deve começar na infância, dentro de casa, na escola, na sociedade. Equidade é um dos princípios do Programa Mais infância Ceará”, destaca Onélia Santana, ao convidar representantes estaduais e municipais e dos conselhos a participarem do Seminário.
Após a solenidade de abertura, Onélia Santana integra a mesa de debates sobre o Programa Estadual para Promoção de Equidade e Desenvolvimento Infantil e apresenta os avanços e desafios do Programa Mais Infância Ceará. Em seguida, dará posse aos integrantes do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI). A palestra magna “A parentalidade positiva na Prevenção da Violência, a será ministrada pela professora da UFC, Márcia Machado, ampliando o debate no período da manhã.
Os trabalhos do período da tarde serão abertos às 14 horas, pela primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, que discorrerá sobre o Programa Ceará sem Fome e a Política Estadual de Segurança Alimentar. Participam das apresentações, o secretário Executivo da Infância, Família e Combate a Fome e a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, respectivamente, Caio Cavalcanti e Regina Praciano.
O tema “Governança colaborativa à Primeira Infância” complementa a pauta do semiário, com exposições das coordenadoras do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares; e Estadual da Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, Silvana Simões. Elas discorrerão sobre a intergovernabilidade e os papéis do Estado e dos municípios na definição de estratégias, metas e programas para a infância e adolescência no Ceará.
A gestora do BigData Social, da SPS, Laécia Gretta, apresentará os dados e instrumentos da plataforma virtual, que permitem visão integrada e transparente da área da Assistência Social, e o acompanhamento de políticas públicas registradas nos municípios.
Serviço:
Seminário da Primeira Infância
Data: 11 de agosto (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – bairro Edson Queiroz, Fortaleza -Ceará
Ascom SPS - Texto
10.08.2023