A Prefeitura do Crato disponibilizou transporte para romeiros, entre outras ações como: recuperação da estrada de acesso e limpeza do estacionamento, serviços de saúde, segurança e organização dos vendedores de comidas e bebidas não alcoólicas.
Às 7h foi realizada a acolhida dos romeiros, seguida pela Santa Missa. A missa foi presidida pelo Padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Durante a homilia ele lembrou que é preciso reconhecer o território como um lugar marcado pela oração e trabalho, mas também com os olhos voltados para o presente e futuro que pede, há tempos, práticas mais fraternas e o agir concreto da oração: “Senhor, dai o pão a quem tem fome. E fome de justiça a quem tem pão.”
Nos degraus da Capela dedicada a Santo Inácio de Loyola, foram colocadas mudas de plantas nativas para representar a presença renovadora da Mãe Natureza; lembrando um dos principais legados deixados pela comunidade: saber viver harmoniosamente com o semiárido.
Na ocasião, os moradores do Assentamento 10 de abril, primeiro Assentamento de Trabalhadores Sem Terra do Cariri, localizado nos arredores, apresentaram diante do altar do Senhor parte do resultado da última colheita.
badalo.com.br
26.09.2023