Autor Luíza Vieira
Os deputados André Fernandes e Carmelo Neto - ambos do PL - duelaram, indiretamente, sobre os anúncios da vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Estado do Ceará, nos dias 29 e 30. Ambos os aliados de Bolsonaro pretendem disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024.
O ex-presidente acompanhará a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no evento promovido pelo PL Mulher, grupo que lidera desde março deste ano. Antes, na sexta, se reúne com políticos cearenses.
A princípio, o ex-mandatário publicou um vídeo nas redes sociais ao lado de Fernandes, nome ventilado pelo PL para disputar o Paço Municipal em 2024. Na gravação, o parlamentar sinaliza que o evento terá “uma visita ilustre especial”.
Bolsonaro fez questão de reiterar que estará na ocasião como “assistente” e fez alusão às mulheres na política afirmando que quer aprender com elas.
"Vou fazer o clube do bolinha aí também. Mas todos nós estaremos presentes no PL Mulher como 'assistente', afinal de contas, né, é sempre uma satisfação ouvir as mulheres falar. Sempre tem bons conselhos para nós, bons ensinamentos e queremos aprender muito com elas", pontuou Bolsonaro.
Ele acrescentou fazendo um convite ao público feminino, convocando as mulheres para se filiarem à sigla, com o objetivo de fortalecer o público feminino nas eleições municipais de 2024. Segundo ele, as mulheres são “essenciais para a política brasileira”.
Carmelo Neto, por sua vez, publicou em sua conta oficial do Instagram um vídeo ao lado de Bolsonaro, duas horas depois do correligionário ter divulgado a informação.
“Tô aqui com o nosso 01, presidente Bolsonaro, sexta e sábado, dia 29 e dia 30 de setembro, ele vai estar aí no nosso Ceará”, disse Carmelo.
Bolsonaro respondeu: “Nós estaremos como espectadores lá, não está previsto homem falar, é o dia das mulheres porque nós sabemos da importância delas na política”.
Veja
Carmelo Neto x André Fernandes
Visando a disputa ao Paço Municipal em 2024, membros do PL ventilam os nomes de André Fernandes e Carmelo Neto para representar o partido na corrida eleitoral.
Em maio deste ano, o senador Cid Gomes havia mencionado que a escolha mais inteligente do PL seria lançar Carmelo em 2024. A menção alegrou Carmelo, que disse ao O POVO, à época, que ficou feliz em ser lembrado como possível candidato da legenda à Prefeitura de Fortaleza.
“Cid foi governador, foi prefeito, está fazendo uma leitura política, como eu também faço nas entrevistas que dou", resumiu Carmelo, destacando que o PL tem vários nomes além do dele.
Durante as eleições para deputado estadual, Carmelo conquistou 118.603 votos. Fernandes somou 229.509 votos para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ambos foram os mais votados para as vagas que disputavam.
Quando questionado acerca do assunto, em maio deste ano, André Fernandes afirmou que disputará a Prefeitura de Fortaleza caso seja escolhido pelo partido. Tendo em vista o público eleitor conservador, Fernandes poderia disputar o cargo com o secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União).
No entendimento de Fernandes, Wagner é visto pelo eleitorado de direita como “traíra”, uma vez que o secretário “foi contra Bolsonaro, é antiarmamentista e está se juntando ao lado dos Ferreira Gomes”.
“Se o povo da direita lá (de Fortaleza) hoje está dizendo abertamente: 'André, a gente quer que tu se candidate. Capitão Wagner é um 'traira', foi contra o Bolsonaro, é antiarmamentista, está se juntando ao lado dos Ferreira Gomes, está fazendo parceria com o PDT, está sendo populista'… Então a gente tem que dar uma opção. Vamos aguardar para ver o que acontece", disse em entrevista nesta quinta-feira, 11, ao ao Programa Pânico, da rádio Jovem Pan.
A deputada estadual Dra.Silvana (PL) já defendeu publicamente a formação de uma “chapa pura”, detalhando que o PL não firme coligação com outras legendas. A parlamentar citou o nome de Carmelo e André como possíveis candidatos.
“O PL, eu digo, a gente tem as duas melhores opções, eu luto até e defendo, por uma chapa pura, eu desejo”, pontuou.
Quando questionada sobre qual dos dois nomes mencionados lideraria a chapa, Silvana informou: “Entre Carmelo e André? Meu coração é dos dois, um é mais velho que o outro, então a gente pode tentar que eles entrem nesse entendimento, fazer uma pesquisa. Já está saindo a primeira pesquisa, já saiu, o nome do Carmelo Neto já aparece, mas o nome do André também aparece”.
opovo.com.br / Cariri Ativo
28.09.2023