A CAGECE insiste em manter o local da construção da usina de dessalinização que gera risco de apagão da internet no País! Não somos contra a instalação desse equipamento, mas uma alternativa estratégica seria a construção em outro ponto da praia.
Fortaleza é a porta de entrada de 17 cabos submarinos de internet, que conectam o Brasil aos Estados Unidos, Europa e África, o que faz do Ceará o 2º principal hub de conexões do mundo. Isso significa milhares de empregos qualificados nos data centers que podem ser perdidos, sem contar nos investimentos futuros que deixariam de existir.
Por mais que digam que os dutos foram desviados no projeto, a localização da usina segue a mesma, o que traz risco à integridade dos cabos de fibra óptica pela trepidação resultante do volume de água transferido. Existem outros locais, na própria Praia do Futuro, que podem ser mais adequados para essa obra.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já manifestou recomendação contrária ao projeto de instalação da usina de dessalinização nesse local. Insistir com a construção na mesma localização é uma absoluta falta de visão estratégica, por isso lutaremos incansavelmente contra este retrocesso!
Assessoria de Imprensa
03.10.2023