Cearenses receberão oito mil óculos especiais para observar eclipse solar - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Cearenses receberão oito mil óculos especiais para observar eclipse solar

Cearenses receberão oito mil óculos especiais para observar eclipse solar

Compartilhar isso

 

O ideal é que, para observar o eclipse, seja usado um equipamento adequado para não prejudicar a saúde dos olhos Crédito: Divulgação/ Thiago Santiago
O equipamento é um óculos com filtro de luz para máscara de solda tonalidade 14, que apresenta menos riscos aos olhos

Autor Gabriela Monteiro

No dia 14 de outubro, acontece um eclipse anular do sol — eclipse total — com visibilidade em grande parte do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. No Ceará, será possível ver o eclipse em sua anularidade nos municípios da região Sul. Nas demais regiões, o eclipse pode ser visto parcialmente.

Para que o momento seja assistido, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Planetário Rubens Azevedo — que pertence ao Centro Dragão do Mar, distribuirão aproximadamente oito mil óculos próprios para a ocasião. A Organização Educacional Farias Brito será responsável pelo fornecimento de cinco mil óculos a serem distribuídos em Fortaleza, Sobral e no Cariri.

O professor de Física e Astronomia do Colégio Farias Brito, Heliomárzio Moreira, explica que o modelo do óculos tem filtro de luz para máscara de solda tonalidade 14, que é o menos prejudicial aos olhos — visto que as numerações 10 e 12 apresentam riscos maiores aos olhos por trazerem maior radiação aos olhos.

“Como a entrega dos óculos está sendo feita nas escolas, é necessário que um adulto acompanhe para que seja assinado o termo de responsabilidade. E só receberá o equipamento quem treinar conosco. Claro que as crianças também terão um momento de aprendizagem sobre o eclipse e como fazer a observação segura por projeção e com os óculos”, pontua o educador.

“Mas ressaltamos que somente os responsáveis recebem os óculos mediante treinamento e um termo de responsabilidade. Primamos pela saúde das crianças e a orientação máxima é: jamais olhar para o sol sem o equipamento adequado”, reforça.

No Cariri, a entrega de parte dos óculos teve início na última quinta-feira, 28, e na sexta-feira, 29, durante a solenidade de abertura da Jornada de Astrofísica que foi realizada no campus do Instituto Federal do Ceará em Juazeiro do Norte. O restante dos equipamentos deve ser entregue até o dia 11 de outubro em outros eventos organizados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

opovo.com.br

Cariri Ativo

05.10.2023