Na última quinta-feira (28), um grupo multiprofissional foi empossado como membro do Núcleo, em evento realizado no auditório Waldir Arcoverde, na sede da Sesa, em Fortaleza, com a participação de gestores e colaboradores. A programação incluiu, ainda, a palestra “Qualidade e segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar”, ministrada pela consultora e especialista em Acreditação em Serviços de Saúde, Hilda Ponciano.
Na ocasião, o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça, apontou que algumas dessas práticas são identificar riscos, planejar melhorias práticas e garantir que os profissionais sejam devidamente treinados e atualizados para realizar os procedimentos necessários ao dia a dia de atendimento aos pacientes. “A qualidade não se limita a atender rapidamente, mas também a garantir que cada intervenção seja segura e eficaz”, afirmou.
Aprimoramento contínuo
O intuito é montar uma agenda de trabalho que realize permanente análise de casos, normas, protocolos, metas e ações, fazendo o aprimoramento contínuo de práticas e procedimentos para garantir que o atendimento pré-hospitalar de qualidade seja desenvolvido mantendo a segurança não apenas do paciente, mas também dos profissionais e da própria instituição.
“A implantação do NSP visa a promover a cultura de segurança; prevenir e reduzir os riscos de eventos adversos; e melhorar a assistência prestada”, apontou a gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do Samu 192 Ceará e presidente do NSP, Elisângela Barros. “Sempre buscar a melhoria dos nossos processos”, complementou o diretor técnico do Samu 192 Ceará e vice-presidente do NSP, Luciano Quental.
Assessora da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Ceará, Diana Carmem Oliveira apontou que a segurança do paciente não é um tema apenas de preocupação estadual, mas mundial. “A gente precisa entender que as questões de segurança do paciente estão relacionadas aos maus desenhos dos processos e à falta de revisão desses processos de trabalho. Os profissionais precisam entender que é importante revisar continuamente as suas práticas”, esclareceu a gestora.
O assessor especial da Superintendência Regional de Fortaleza (SRFOR) da Sesa, Lino Alexandre, destacou que é preciso fazer permanente análise dos processos. “fazer análise de pequenas quebras dos processos que ocorreram na segurança do paciente, quando a gente fala do atendimento pré-hospitalar, faz com que a gente melhore a assistência. E melhorar a assistência dentro do que nós temos”, explicou.
Trabalho e compromisso coletivos
Gestor da Célula de Avaliação da Qualidade, da Coordenadoria de Gestão da Qualidade da Sesa, Bruno Silveira observou que o Núcleo é apenas um facilitador, sendo o trabalho coletivo. “Todos os que fazem parte dele [NSP] vão ter o trabalho gigantesco de organizar dados, estabelecer diretrizes, organizar processos. Mas quem faz a segurança do paciente é quem está na ponta. Então, não faz sentido fazer um investimento se não tiver a participação de todos”, atentou o gestor.
“Assumo o compromisso de estarmos contribuindo para que esse serviço seja, realmente, não só pioneiro na implantação, mas pioneiro, também, em seus resultados, e que a população colha frutos disso”, comprometeu-se Silveira. “O que o Samu 192 Ceará está propondo é uma inovação para o bem do paciente. Não só do paciente, mas para nós, também, trabalhadores. E isso depende de todo um sistema”, acrescentou a secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Gurgel.
badalo.com.br
Cariri Ativo
02.10.2023