MP pede cassação de conselheira tutelar do Crato acusada de chamar criança de "macaco - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

MP pede cassação de conselheira tutelar do Crato acusada de chamar criança de "macaco

MP pede cassação de conselheira tutelar do Crato acusada de chamar criança de "macaco

Compartilhar isso

 

Operação foi coordenada pelo MPCE. Imagem meramente ilustrativa Crédito: Divulgação/MPCE
Eleita em 2023, Vanessa Lima Santos pode responder por injúria racial

Autor Thays Maria Salles

O Ministério Público do Ceará (MPCE) pediu a cassação de uma conselheira tutelar acusada de praticar injúria racial contra uma criança. Eleita em 2023, Vanessa Lima Santos teria chamado uma criança de “macaco”. A Ação Civil Pública foi ingressada na última terça-feira, 28, por meio da 4ª Promotoria de Justiça do Crato. 

De acordo com a denúncia, a conselheira teria praticado o crime durante conversa em aplicativo de mensagens com o pai do menino. Para o órgão ministerial, Vanessa não apresentou idoneidade moral, requisito previsto em artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não se opôs à candidatura dela, afirmando que “a mera existência de inquéritos policiais ou ações penais em curso destinada à investigação de crime(s), não atrai o impeditivo prescrito no art. 133, I, da Lei Federal de n° 8.069/90”.

Diante do cenário, o MPCE solicitou a suspensão da função da conselheira tutelar no Crato e providências do Conselho quanto ao cumprimento da legislação, priorizando a convocação de suplente. Também determinou, caso não haja deferimento de liminar, que Vanessa tenha o cargo cassado.

O Ministério pediu ainda às operadoras de celular para informarem quem é o titular do número de telefone que aparece nas capturas de tela das mensagens. O período solicitado vai de janeiro de 2017 até o mesmo mês de 2018. Além disso, o órgão oficiou o aplicativo de mensagens para informar de quem pertencia a conta durante o período.

O POVO procurou o Conselho Tutelar do Crato na noite desta terça-feira, 5, às 20:42 mas as chamadas não foram atendidas.  

opovo.com.br

Cariri Ativo

06.12.2023