Legenda: Janja, primeira-dama do BrasilFoto: Agência BrasilA primeira-dama teve o perfil invadido nesta segunda-feira (11)
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja Lula, teve a conta do X, antigo Twitter, hackeada nesta segunda-feira (11). Durante a invasão, suspeitos proferiram xingamentos contra ela e o presidente Lula (PT). Nas publicações, também são citados o jogador de futebol, Neymar Jr., o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o ditador Benito Mussolini.
O Governo Federal informou que o caso será investigado pela Polícia Federal.
Nas redes sociais, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, informou que o caso não sairá impune.
"Serão identificados e responderão por mais esse crime. Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados", escreveu no X.
Pimenta ainda destacou que o X também foi acionado além da Polícia Federal. "Todo apoio, carinho e solidariedade a nossa companheira Janja", escreveu.
PERFIL BLOQUEADO
Segundo a jornalista Andréia Sadi, do g1, a conta da primeira-dama foi bloqueada após pedido da Polícia Federal. O diretor da PF, Andrei Passos, relatou que um inquérito será aberto para investigar o caso.
O perfil teve o acesso bloqueado e deve ser desativado após a preservação dos dados. Às 22h45 todas as publicações de Janja foram deletadas.
COMO AS PUBLICAÇÕES INICIARAM
A primeira mensagem foi publicada às 21h37. "Hacked by Ludwig and Smalkade" são as palavras que iniciam o post, indicado com o perfil foi invadido pelo hacker de assinatura Ludwig and Smalkade. Até as 22h13 o suspeito seguia em posse da conta da primeira-dama.
As publicações menos explícitas fazem referência ao ministro do Supremo Federal, Alexandre de Moraes. "Super Xandão Presidente do Brasil em 2026”.
A capa do perfil da rede social de Janja também foi alterada por um desenho animado.
As 22h07, o hacker informou, em "comunicado oficial", que sabe que a Polícia Federal está investigando o caso. "Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal", disse em áudio.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
12.12.2023