Autor Rangel Diniz
O Carnaval de 2024 chega ao fim fim. Com isso, os trabalhadores e estudantes começam a projetar os próximos períodos do ano em que podem ter um tempo maior de descanso. No ano, restam apenas dois feriados prolongados – aqueles que são próximos dos fins de semana.
Vale lembrar que o Carnaval, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, é considerado apenas ponto facultativo pelo governo federal, e não feriado.
Entre os dez feriados classificados como nacionais, é possível estender as folgas em apenas três ocasiões. Uma delas, o Dia de Confraternização Nacional, em 1º de janeiro, já passou.
No trio das datas comemorativas com potencial de extensão pelos trabalhadores incluem, além da Confraternização Universal, a Paixão de Cristo (29 de março) e a Proclamação da República (15 de novembro). A dupla restante poderá ser ‘emendada’ com o fim de semana.
Além disso, sete feriados estão programados para fins de semana – Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados — ou em quartas-feiras — Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal.
Dos cinco feriados durante o segundo semestre de 2024, apenas dois não cairão em um sábado ou domingo: a Proclamação da República (15 de novembro) e o Natal (25 de dezembro).
Feriados restantes em 2024 no Brasil: datas comemorativas
- 14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas - FACULTATIVO
- 29 de março: Paixão de Cristo (sexta-feira)
- 21 de abril: Tiradentes (domingo)
- 1º de maio: Dia do Trabalho (quarta-feira)
- 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira) - FACULTATIVO
- 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
- 12 de outubro: Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil (sábado)
- 2 de novembro: Finados (sábado)
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)