Polícia cearense entra em alerta após primeira fuga de presídio federal no Brasil - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Polícia cearense entra em alerta após primeira fuga de presídio federal no Brasil

Polícia cearense entra em alerta após primeira fuga de presídio federal no Brasil

Compartilhar isso

 

Legenda: Policiamento foi reforçado na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte
Foto: José Leomar

Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, que fica localizada a apenas 68 km de distância de Quixeré, no Ceará


Escrito por Messias Borges

primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal de Segurança Máxima do Brasil, registrada nesta quarta-feira (14), deixou a polícia cearense em alerta. Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que fica localizada a apenas 68 km de distância de Quixeré, no Ceará.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) confirmou, em nota, que "a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza diligências e reforçou as abordagens na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, após fuga de presos naquele estado. Levantamentos de equipes de inteligência da SSPDS e suas vinculadas também são realizados no intuito de auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelo Rio Grande do Norte".

Uma fonte da Inteligência da SSPDS, que não quis se identificar, afirmou à reportagem que o policiamento foi reforçado nos municípios de Aracati, Limoeiro do Norte e Russas, que ficam próximos ao Rio Grande do Norte.

Informações preliminares dão conta que Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, naturais do Acre, fugiram da Penitenciária de Mossoró enquanto estavam no banho de sol. A Polícia Federal (PF) irá investigar o caso.

Essa é primeira fuga registrada na história do Sistema Penitenciário Federal brasileiro, que conta com cinco unidades de segurança máxima. O presídio de Mossoró é o único localizado no Nordeste, com 13 mil metros quadrados e mais de 200 detentos - dentre eles, cearenses.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que toma todas as providências necessárias para recapturar os foragidos e esclarecer as circunstâncias da fuga já estão sendo adotadas. O secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, viaja a Mossoró para acompanhar de perto a apuração dos fatos.

QUEM SÃO OS PRESOS FUGITIVOS

Os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, naturais do Acre e apontados como líderes de uma facção criminosa de origem carioca - que tem braços em todos os estados do País, inclusive no Ceará. As informações sobre o histórico criminal dos fugitivos são do portal Uol e do jornal O Globo

Detentos
Legenda: Fugitivos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos do Acre
Foto: Reprodução

A dupla estava presa no Rio Grande do Norte desde setembro do ano passado, após participar de uma rebelião no presídio Antônio Amaro Alves, no Acre, em julho de 2023.

O nome de Deibson - conhecido como "Tatu" ou "Deisinho" - figura em 34 processos na Justiça do Acre. Ele responde por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo e já foi condenado a 33 anos de prisão.

Já Rogério, o 'Martelo', responde processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica e tem uma condenação a 5 anos de reclusão, por tráfico de drogas. Ele tem uma suástica (símbolo do nazismo) tatuada na mão.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

15.02.2024