Sem provas, Bolsonaro diz que TSE atuou para eleger Lula "a qualquer preço" - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Sem provas, Bolsonaro diz que TSE atuou para eleger Lula "a qualquer preço"

Sem provas, Bolsonaro diz que TSE atuou para eleger Lula "a qualquer preço"

Compartilhar isso

 

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República Crédito: Samuel Setubal
Em entrevista a influenciador português, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou fraude e insistiu em teoria conspiratória de infiltrações nos araques terroristas de 8 de janeiro

Autor Catalina Leite

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar a Justiça Eleitoral brasileira neste sábado, 3. Em entrevista ao influenciador português Sérgio Tavares, Bolsonaro disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) trabalhou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em "uma gestão para eleger Lula a qualquer preço".

Desde a redemocratização, Bolsonaro foi o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, com 49,10% dos votos contra 50,90% que elegeram o presidente Lula (PT) ao terceiro mandato.

"Ninguém consegue entender como Lula da Silva venceu as eleições", insinuou Bolsonaro sobre o pleito de 2022, deixando subentendido que houve fraude na disputa eleitoral.

Apesar de não citar nomes durante a entrevista, os ministros do STF que estavam em parceria com o TSE durante as eleições eram Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, Luiz Edson Fachin (ex-presidente do TSE) e Ricardo Lewandowski, agora ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil.

O influenciador Sérgio Tavares questionou o ex-presidente sobre o uso das urnas eletrônicas nas eleições, mas Bolsonaro foi evasivo e se queixou de não poder "duvidar" do sistema eleitoral pelo risco de ser preso.

A insistência em uma suposta tese de falibilidade no voto eletrônico levou Bolsonaro a ser declarado inelegível pelo TSE. Desde a implementação da urna eletrônica no Brasil, em 1996, nunca houve evidência de fraude envolvendo o sistema.

 

Confira: Bolsonaro diz que TSE atuou para eleger Lula 'a qualquer preço' em 2022

opovo.com.br

Cariri Ativo

05.02.2024