Doença de Chagas: Brasil é um dos únicos fabricantes do insumo essencial para o tratamento - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Doença de Chagas: Brasil é um dos únicos fabricantes do insumo essencial para o tratamento

Doença de Chagas: Brasil é um dos únicos fabricantes do insumo essencial para o tratamento

Compartilhar isso

Divulgação
A estimativa é que um milhão de pessoas tenham a enfermidade no país. Produção nacional pode ser um dos caminhos para melhorar o atendimento a estes pacientes

Conforme dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a doença de Chagas atinge mais de seis milhões de pacientes no mundo, sendo a maioria deles da América Latina. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que, aproximadamente, um milhão de pessoas estejam com a enfermidade. No entanto, a indústria brasileira possui uma das únicas produções mundiais de benznidazol, insumo essencial para o tratamento da doença.
 

Para melhorar a realidade de quem necessita do tratamento, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e a Nortec Química, maior fabricante de insumos farmacêuticos ativos da América Latina, trabalham juntos desde 2023 para fortalecer a fabricação de benznidazol no Brasil.
 

“Além da rede de diagnósticos do Sistema Único de Saúde (SUS), é importante que o país esteja preparado para aumentar a produção deste insumo. A parceria com a Farmanguinhos abre o caminho para novos processos e tecnologias que aprimorarão a fabricação do benznidazol, promovendo mais segurança para os estoques nacionais e o colocando o Brasil como referência internacional nesta área”, explica Marcelo Mansur, CEO da Nortec Química.

 

Atualmente, o Brasil depende da Nortec Química por ser a única empresa brasileira - e uma das poucas no mundo, a produzir o benznidazol (BZN), processo decorrente de um projeto tecnológico fruto de parceria com a farmacêutica suíça Roche.
 

Aprimoramento
 

A parceria entre Fiocruz e a Nortec Química visa diminuir o tempo e a complexidade da fabricação do insumo através de um método sintético desenvolvido no Laboratório de Síntese de Fármacos (LASFAR) de Farmanguinhos, aumentando a escala da produção.
 

“Estamos somando nossas especialidades para alcançar resultados que terão grande impacto na saúde brasileira. As parcerias técnicas entre instituições públicas e privadas, assim como os incentivos estratégicos do Governo Federal, são essenciais para o fortalecimento da cadeia produtiva nacional”, finaliza Mansur.
 

O projeto não tem previsão de conclusão e deve apresentar os primeiros resultados até o final de 2025.

 

Sobre a Nortec Química     

 

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A Companhia é a única produtora de Benznidazol no Brasil, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. A empresa foi fundada na década de 80 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  

Informações para imprensa:   

   

CDI Comunicação      

Diego Andrade – diego܂andrade@cdicom܂com܂br

(11) 3817-8002/ 96749-5818
 

Jorge Valério – jorge@cdicom܂com܂br   

(11) 3817-8002 / 99822-9013  

Cariri Ativo

16.04.2024