Senado aprova criminalização do porte de drogas em qualquer quantidade - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Senado aprova criminalização do porte de drogas em qualquer quantidade

Senado aprova criminalização do porte de drogas em qualquer quantidade

Compartilhar isso

 

Plenário do Senado Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado
O autor da PEC é o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Autor Thays Maria Salles

Por 53 votos a nove, o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna crime o porte e a posse de qualquer quantidade drogas. A aprovação ocorreu nesta terça-feira, 16.

A PEC é de autoria do presidente da Casa Alta, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e foi apresentada em setembro de 2023. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o texto no último da 13 de março por 23 votos favoráveis contra quatro.

A PEC é considerada uma reação do Senado ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o porte de pequenas quantidades de maconha. Na Suprema Corte, o placar está em cinco votos a três a favor da descriminalização. Na deliberação, os ministros divergiram sobre a quantidade permitida e as penalidades para quem for considerado usuário.

O texto do Senado também prevê inserir a diferença na Constituição entre traficante e usuário, determinando penas alternativas à detenção para quem consome. O assunto passou por cinco sessões de debate antes da votação desta terça-feira.

Durante a deliberação na Casa Alta, a proposta teve rejeição de parlamentares do PT e de parte do MDB. Depois da aprovação em dois turnos, a PEC é encaminhada à Câmara dos Deputados.

opovo.com.br

Cariri Ativo

17.04.2024