Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio reúne devotos em Barbalha - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio reúne devotos em Barbalha

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio reúne devotos em Barbalha

Compartilhar isso

 

Festa do Pau da Bandeira Crédito: André Duarte

Estimativa inicial era que cortejo reunisse entre 250 a 300 mil pessoas; são esperados 500 mil populares para os demais dias de festejo que segue até 13 de junho

Autor Gabriela Almeida

Populares e devotos participaram, neste domingo, 2, da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, evento que está entre os festejos de celebração ao religioso e padroeiro da cidade.

Além de evidenciar a cultura e a fé local, o momento alimentou ainda a esperança daqueles que enxergam no "santo casamenteiro" uma oportunidade de encontrar um relacionamento amoroso. 

Conforme dados da Secretaria de Cultura de Barbalha, a estimativa inicial era que cortejo reunisse entre 250 a 300 mil pessoas. Por volta das 16 horas um público considerável já se aglomerava nas ruas mesmo em meio ao sol que ofuscava no céu, em demonstração a devoção religiosa reforçada nesse período. 

A celebração, considerada patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2015, tem origem em uma prática realizada na década de 1860, quando sob orientação do Padre Ibiapina moradores passaram a pendurar bandeiras em suas portas.

Enfeites eram um símbolo de que a residência celebrava Santo Antônio. Tempos depois, em 1928, o gesto foi substituído pelo carregamento do pau em uma espécie de cortejo, fazendo o hasteamento da bandeira passar a simbolizar a fé de todos os fiés de Barbalha. Celebração ocorre assim desde então.

Neste ano, o tronco escolhido para ser usado como mastro para a bandeira veio de uma copaíba encontrada no Sítio São Joaquim. Ele foi cortado no dia 17 de maio, tem 23 metros e pesa 2,5 toneladas. 

Segundo o repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, no sábado, 1°, a taxa de ocupação dos hotéis da cidade já estava próxima de 100%, conforme dados apurados com a Secretaria da Cultura do município. 

Santo casamenteiro

O evento integra uma série de festejos cuja programação começou em Barbalha já na sexta-feira, 31, e seguirá até o dia 13 de junho. Conhecido culturalmente como "casamenteiro", Santo Antônio ganha nesse período, além de homenagens, pedidos de pessoas que estão em busca de um par para a vida.

No dia 1°, por exemplo, aconteceu a Noite das Solteironas, realizada na rua da Matriz, no Centro do município. Momento contou com shows dos cantores João Cláudio Moreno e Nando Cordel, e reuniu pessoas que desejam se casar e que para isso chegam a realizar diversas simpatias para o Santo.

Já na tarde deste domingo ocorreu o cortejo do Pau da Bandeira com passagem pelo corredor cultural, na rua do Vidéo. Devotos costumam ir a festividade em busca de pequenos fragmentos do tronco utilizado no evento acreditando que seu chá atrai relacionamentos abençoados pelo Santo.

Em meio ao movimento do cortejo e a expectativa para a passagem dos carregadores com o mastro, uma multidão se aglomerava em frente à casa que é parada obrigatória para as pessoas interessadas em subir ao altar: a conhecida residência da solteirona mais famosa do Brasil, a advogada Socorro Luna, 70.

Da janela, uma das principais anfitriãs da festa distribuía o chá feito da casca do pau e outros itens para quem deseja deixar a solteirice e casar: a pinga “xô caritó”, o pó cata-marido e até fitas que suplicam “Santo Antônio, tende piedade de nós, as solteironas”.

Socorro Luna reconhece que os tempos mudaram e hoje o casamento já não é mais uma prioridade para muitas mulheres.

Eu não quero mais homem. Assim como muitas mulheres. Mas existe ainda muita gente que deseja o casamento, homem e mulher, e para ajudar eu faço a minha parte. Mas não basta apenas isso, é preciso ter fé, fazer orações e confiar em Santo Antônio”. 

Yonara Lima, 26, veio de Fortaleza para a festa e só saiu da frente da casa de dona Socorro depois de conseguir uma “lasca” do mastro, outra simpatia tradicional para garantir o casório.

Ela afirma que a vida profissional é a ambição principal nesse momento, mas pontua: “Não custa nada a gente tomar o chá, é de graça, sentar no pau, né? A gente faz a nossa parte e espera um boa companhia pra compartilhar os dias de vida”.

Em determinado momento o céu ganhou imagens projetadas por drone, que formavam símbolos de São João como balões e fogueira. Para a noite a previsão era de apresentações musicais de Fagner, Waldonys, Luiz Fidelis e Forró Tapera, conforme divulgado pela Prefeitura de Barbalha.

Com informações do repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, e Karyne Lane 

opovo.com.br

Cariri Ativo

03.06.2024