Fraudes digitais: saiba como se proteger de anúncios tentadores - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Fraudes digitais: saiba como se proteger de anúncios tentadores

Fraudes digitais: saiba como se proteger de anúncios tentadores

Compartilhar isso

 

woman-hands-typing-holding-credit-card
Cair em golpes está cada vez mais fácil por conta de propagandas em redes sociais

A facilidade de criação e propagação de anúncios publicitários em redes sociais por meio de gerenciadores on-line, como o Meta Ads (Facebook, Instagram e WhatsApp) e Google Ads, tornaram o cenário digital mais suscetível a fraudes. Esses tipos de golpes se utilizam da falta de atenção dos usuários e do alerta de promoções tentadoras, com valores baixíssimos.
Os golpistas também usam anúncios bem elaborados, os quais parecem autênticos. Geralmente, direcionam os consumidores para robôs virtuais que simulam canais de contato oficiais. E, para passar uma imagem de confiança, essas páginas falsas adicionam selos de segurança, layout e nome semelhante ao de empresas renomadas no mercado.  
Segundo o especialista em segurança digital e coordenador do curso de Sistemas de Informação do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, José Alday Pinheiro Alves, a pessoa deve ficar atenta a erros de português no endereço dos sites (URL), especialmente se não tiver o 'http' acompanhado de um 's' antes do domínio, pois isso indica que ele não é seguro. Outra recomendação é clicar no cadeado ao lado da URL para ver a origem do certificado de segurança da página. 
“Muitos golpistas utilizam domínios estranhos que não terminam com ‘.com.br ou cometem possíveis erros de digitação. Outra dica interessante é verificar o certificado de segurança, que aparece ao lado do domínio. Esta é uma ferramenta que diz qual pessoa ou empresa o solicitou”, explica. 
Também é importante conferir os dados da empresa antes de confirmar o pagamento. Não faça transferência para contas de pessoas físicas via Pix ou boleto bancário. Além disso, evite clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em troca de vale-presentes e brindes. Anúncios de pop-up em demasia são um alerta de páginas perigosas. Por fim, busque informações sobre a loja em sites confiáveis, como Reclame Aqui ou Serasa. O Google também disponibiliza, por meio do seu Relatório de Transparência, uma ferramenta gratuita para detectar páginas seguras ou comprometidas.  
Caso caia em um golpe digital, o especialista recomenda registrar com urgência um Boletim de Ocorrência, pois só assim as autoridades ficarão sabendo de qualquer ação maliciosa e tomar as medidas cabíveis. “Fazer a denúncia no site, aplicativo ou rede social que viu o anúncio também é importante, pois a propaganda será removida para que mais ninguém seja prejudicado”, afirma Alday. 

Cariri Ativo

16.07.2024