Um
dos momentos mais importantes na vida dos estudantes brasileiros, o Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma ampliar os conflitos internos - que não
costumam ser poucos - nessa fase da vida. Um deles, que resvala no senso comum,
assinala que o uso do smartphone, aparelho tão relevante aos jovens na
atualidade, deve ser diminuído. Porém, com a proximidade das provas, a
preparação se intensifica, e o celular, muitas vezes visto como vilão, pode
“virar o jogo” e se tornar um grande aliado nos estudos.
Sim,
utilizar a tecnologia de forma estratégica pode aumentar a eficiência e
otimizar o tempo de revisão dos conteúdos. De acordo com pesquisa realizada
pela TIM, empresa de telefonia móvel, 55% dos estudantes acham os dispositivos
móveis uma ferramenta eficiente ou muito eficiente para estudar. Realizado
através da plataforma de pesquisa TIM Ads com quase 45 mil clientes de planos
pré-pagos da operadora, o levantamento ainda apontou que 25% dos pesquisados
costumam assistir aulas em vídeo por meio do dispositivo.
A
combinação da crescente incorporação das tecnologias e a exploração completa de
suas potencialidades pode transformar significativamente a experiência
educacional, tornando-a mais acessível, interativa e recompensadora. É o que
imagina Carlos Maciel, professor de Física do Sesc Ciência, uma rede de
divulgação científica presente no Ceará.
Mesmo
considerando esse cenário positivo, o educador opina que existem ferramentas a
serem exploradas. “Grande parte dos estudantes pode não estar aproveitando
plenamente o potencial dos smartphones, que incluem aplicativos educacionais,
plataformas de e-learning, ferramentas de organização e modelos de linguagem
baseados em inteligência artificial para criar textos, imagens, vídeos, entre
outros”, afirma.
O
educador, que também é produtor dos podcasts “Elétrons Livres” e “PodEducar
Sesc”, afirma que, para viabilizar o uso eficiente dessas tecnologias, é
essencial que os alunos recebam o direcionamento adequado sobre a utilização
desses dispositivos de maneira que alcance o propósito de aprendizagem,
“preferencialmente mediado pelo educador, o profissional mais indicado”,
ressalta.
Contraponto necessário
Também no projeto Sesc Ciência, o professor de Biologia e pesquisador em
neurociência e tecnologias educacionais Douglas Menezes estabelece um
contraponto às considerações do colega. Percebendo essa imersão no universo
digital como um panorama de caráter irreversível na vida cotidiana, ele defende
que “é importante entendermos de forma crítica como essas tecnologias podem ser
utilizadas, porque senão a gente faz o uso que não é instrumentado para
objetivos específicos. É como alguns autores costumam dizer: não é você que usa
a tecnologia, é ela que lhe usa, porque você passa a despender um grande tempo
no uso, que muitas vezes não é tão consciente”.
Dicas essenciais
Tal tendência reflete a crescente adaptação dos alunos às novas tecnologias e à
acessibilidade que elas proporcionam. O uso do celular como ferramenta de
estudo se torna ainda mais relevante no contexto atual, em que a conectividade
e a disponibilidade de recursos online podem fazer a diferença na preparação
para o Enem.
Confira
dicas do Professor Douglas Menezes para transformar os celulares em fortes
aliados nessa corrida por um lugar na universidade:
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Entenda
seu perfil de uso dessas plataformas: “Os smartphones, de uma maneira geral,
apresentam ferramentas de relatório do tempo de uso e quanto tempo você usa dos
diferentes aplicativos nas diferentes redes sociais. Então o primeiro aspecto
seria entender como é o seu uso, até para perceber, como usuário, em que você
está investindo mais tempo, e até desenvolver estratégias mais acertadas para
uma melhor performance;
-
Cuidado
com as fake news: “É sempre importante que estejamos atentos à
fonte dessa informação que é obtida principalmente nas redes sociais, para que
a gente não acabe esbarrando nas já muito frequentes fake news. Busque sempre
procurar fontes validadas, advindas de autoridades naquele assunto. Procure a
fala dos especialistas. Consultar mais de uma fonte para fazer um enfrentamento
dessas informações é um outro aspecto importante”;
-
Não quebre
o foco: “O estudante está ali com o smartphone no ambiente de estudo, conectado
em outras plataformas, redes sociais, aplicativos de vídeos curtos, como é
muito frequente hoje, e aí quebra a rotina (de estudo) com o smartphone abrindo
uma notificação, uma conversa. Aí depois ele encerra e volta para os estudos.
Do ponto de vista neurobiológico, a atenção é um fenômeno que é cadenciado por
uma série de fatores. Sempre que o aluno faz essa quebra, vai precisar
recomeçar, reorganizar uma série de informações, uma série de circuitos que
acabam fazendo com que ele comprometa esse tempo investido nos estudos, o nível
de atenção. E aí, consequentemente, isso acaba gerando perdas. Hoje temos
aplicativos que conseguem programar o smartphone para que ele fique, durante um
determinado tempo, impossibilitado de mandar notificações, de exibir qualquer
tipo de estímulo que seja um distrator nesse sentido”;
-
Entenda os
algoritmos: “Nós precisamos dialogar com as ferramentas de forma inteligente.
Costumo dizer, brincando, que a gente precisa conversar na linguagem da
máquina. Como o algoritmo é algo que responde a nossos inputs, ou seja, aos modos como vou interagir com aquela rede
social, com aquela plataforma, acaba personalizando esse uso. Muito do conteúdo
que recebo é resultado das minhas interações; das minhas curtidas, do tempo que
passo vendo um reels, num determinado vídeo, se o avancei mais rápido do que
outro… Tudo isso vai ser levado em conta. Então faça o algoritmo trabalhar para
você. Comece por uma limpa nos perfis que vai seguir. Prefira aqueles que estão
na perspectiva de estudos. Ou seja, vá adequando o algoritmo para que ele
responda a partir das suas buscas e curtidas, mostrando para ele que naquele
momento você quer fontes que estejam de acordo com o seu interesse nos
estudos”;
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Viva,
respire! “A vida é um fenômeno analógico. Respeite seu tempo, entenda que
compreender as nossas emoções é importante. Às vezes, precisamos ficar um pouco
distante das tecnologias, para dar uma respirada, fazer uma caminhada e aqueles
aspectos clássicos que são fundamentais, segundo a Neurociência, como uma boa
nutrição, uma boa hidratação, atividade física e, principalmente, sono. Esses
são pilares para processos de estudo que devem ser otimizados”
Pré-Universitário com vagas abertas
Vai prestar vestibular e/ou tentar uma vaga no Enem? Uma boa dica para
se preparar bem é o curso Pré-Universitário do Sesc Ceará, que está com suas
matrículas abertas nos municípios de Crato, Fortaleza, Juazeiro do Norte e
Sobral.
Com duração de quatro meses - de agosto a
dezembro - e de caráter intensivo, o preparatório é voltado para alunos
matriculados a partir do 2º ano do ensino médio, preparando o estudante para
concorrer a uma vaga no curso de ensino superior escolhido.
O Sesc conta com professores especialistas,
conteúdos e materiais didáticos atualizados, estrutura física de estudo
adequada, além de atividades práticas e extracurriculares que complementam a
preparação.
“Reafirmando o compromisso em proporcionar uma
educação de qualidade aos comerciários, seus dependentes e público em geral, o
Sesc Ceará disponibiliza oportunidades de estudo que promovem o protagonismo
estudantil e contribui de forma positiva para a formação e preparação
educacional dos estudantes, com aulas dinâmicas e com conteúdos
significativos”, ressalta a gerente de Educação do Sesc Ceará, Leni Oliveira.
Os interessados devem procurar as unidades presencialmente para efetuar o pagamento de R$ 480 à vista ou 4 parcelas de R$ 120. No ato da matrícula, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração ou histórico escolar do Ensino Médio a partir do 2º ano.
Serviço:
PRÉ-UNIVERSITÁRIO
SESC - UNIDADES OFERTANTES:
- Educar II (Fortaleza): Rua José
Bastos, 704 - Couto Fernandes
Fone: (85)
3462-6351/6352
- Educar Crato: Rua André
Cartaxo, 443 - São Miguel
Fone: (88)
3586-9191/9165/9177
- Educar Juazeiro do Norte: Rua
Noêmia Cruz Landim, 11 - Santa Tereza
Fone: (88)
99318-3349
- Educar Sobral: Rua: Dom
Lourenço - 855 - Campo dos Velhos
Fone: (88)
99319-5917