Autor Révinna Nobre
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, nomeou 306 profissionais referentes ao concurso público da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizado em 2021.
O anúncio foi realizado nesta quarta-feira, 11, na live semanal realizada por Elmano.
Foram convocados 157 técnicos de enfermagem, 57 enfermeiros, 20 fisioterapeutas, 10 psicólogos, 10 assistentes sociais, seis farmacêuticos e um médico para atuar na assistência a pacientes em nove equipamentos da rede da Sesa.
Já os 15 profissionais administrativos devem ser distribuídos em quatro setores da gestão.
A nomeação estará publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, afirma o executivo estadual.
"Nós temos o compromisso de chamar, dentro do nosso calendário, e estamos publicando hoje esta nomeação. Agora já são 2.760 profissionais convocados”.
Até 2023, foram convocadas 2 mil pessoas, sendo 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro.
De acordo com o governo estadual, até dezembro serão mil nomeados até o fim deste ano e até 2026, mais de dois mil profissionais ainda devem ser convocados.
Esta é a sexta convocação desde o início das nomeações, em maio de 2023, e a terceira convocação do concurso da saúde em 2024.
Outros pontos destacados
Durante a transmissão ao vivo, Elmano de Freitas destacou a participação no Proenergia Summit 2024, na manhã desta quarta-feira.
“É um evento para discutir temas cruciais na área energética do País, os desafios tecnológicos e as políticas públicas. Muitas questões são importantes neste momento de transição energética do País”, pontuou.
O Plano Safra também foi destaque na fala do governador, que ressaltou a destinação do apoio financeiro para os pequenos produtores, que já apresentarão os seus projetos neste segundo semestre de 2024.
“O Governo Federal está colocando para o Ceará R$ 1,8 bilhão”.
O petista também destacou a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade (EEEPPL), em Itaitinga, construída pelos próprios detentos e que será utilizada para a educação deles, como forma de reinseri-los na sociedade.
O chefe do executivo estadual ainda agradeceu ao Senado pela autorização à União para aprovar empréstimo para o Ceará.
Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão destinados ao financiamento do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III – 2ª etapa).
Com essa verba, está prevista a construção de 60 Centros de Educação Infantil (CEIs), beneficiando mais de 80 municípios.
Por fim, ele citou a retomada do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada na última segunda-feira, 9.
A ideia é atualizar a política de inovação e acesso aos incentivos à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.
opovo.com.br
Cariri Ativo
12.09.2024