Pefoce Cariri sediará evento “Gratidão” em homenagem às famílias doadoras de órgãos - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Pefoce Cariri sediará evento “Gratidão” em homenagem às famílias doadoras de órgãos

Pefoce Cariri sediará evento “Gratidão” em homenagem às famílias doadoras de órgãos

Compartilhar isso

 

Doutora Lisiane estará no Cariri na próxima semana (Foto: Reprodução)
No mês da campanha de conscientização para doação de órgãos, a Pefoce do Cariri sediará encontro para homenagear famílias doadoras de órgãos e tecidos

Demontier Tenório

No mês da campanha de conscientização para doação de órgãos, a Pefoce do Cariri sediará encontro para homenagear famílias doadoras de órgãos e tecidos. O evento denominado “Gratidão” é promovido pelo Banco de Olhos do Ceará, cuja coordenadora Lisiane Paiva Alencar estará em Juazeiro nos dias 19 e 20 de setembro. Ela é, também, enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do Instituto Dr. José Frota em Fortaleza.

O objetivo é celebrar a generosidade dessas famílias e evidenciar a importância do ato de doar órgãos para salvar vidas. Na oportunidade, vão ser prestadas homenagens a estas famílias num manifesto de gratidão programado para o auditório da Perícia Forense que funciona na Avenida Tenente Raimundo Rocha no bairro Planalto. A supervisora da Pefoce no Cariri, Germana Brito, aproveitou para convidar famílias de doares e outros mais a participarem do evento.

Esta semana foi divulgada a informação que, no primeiro semestre deste ano, o Ceará é líder de transplantes de córneas em todo o Brasil com 633 procedimentos ou 144 a cada milhão de cearenses. O estado também se sobressai nos transplantes de fígado, sendo o segundo no Brasil, e de coração em terceiro lugar como líder no Nordeste em ambas situações. No Brasil, o Ceará está em quinto no ranking nacional de doadores efetivos de órgãos, com taxa de 25 doadores por milhão de habitantes.

Na opinião de Lisiane Paiva, mais que um ato nobre que pode salvar vidas, a doação de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de recomeço para pessoas que precisam de um transplante. O Brasil é referência mundial na área de transplantes e, atualmente, cerca de 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

miseria.com.br

Cariri Ativo

12.09.2024