Autor Redação O POVO
Brasileiros que utilizam a rede social X (antigo Twitter) relatam que a plataforma voltou a funcionar no País na manhã desta quarta-feira, 18. Mesmo sem o uso de VPN, usuários de diversas localidades conseguem acessar e postar na rede social a partir do app, tanto em smartphones Android quanto em iPhones.
É possível fazer publicações pela primeira vez desde o dia 30 de agosto, quando Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio após a empresa de Elon Musk descumprir ordens judiciais.
Isto não significa que a rede social está disponível, a possibilidade de acesso seria apenas uma instabilidade no sistema. A rede segue suspensa no Brasil.
Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não houve alteração na decisão judicial sobre o bloqueio da plataforma e que o caso está sendo avaliado.
Para que o X possa ser reativado, a empresa deve nomear um representante legal no País — como exige a legislação para empresas estrangeiras.
Até o momento, o STF e a empresa X não se pronunciaram sobre o retorno da plataforma no território brasileiro.
Como o X voltou a funcionar em smartphones no Brasil?
Ainda não se sabe o que permite o acesso ao X no País nesta manhã. A principal tese no momento é de que o app tenha adotado outro domínio ou IP.
Isso porque as operadoras cortam o acesso ao interromper a comunicação com os servidores. Assim, uma rota alternativa permitiria retomar o fornecimento do serviço.
Note que o acesso nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, só é possível pelos apps oficiais para Android e IOS.
O domínio x.com permanece inacessível. Ao tentar abri-lo no computador, surge o aviso de que existe uma indisponibilidade do DNS.
No Brasil, X voltou a funcionar depois do pagamento de multas?
O STF recebeu comunicado na última quinta-feira, 12, informando que o pagamento das multas das empresas de Elon Musk havia sido concluído e encaminhado para a conta da União no Banco do Brasil.
Com o pagamento das dívidas, as empresas de voltam a poder movimentar contas e ativos financeiros no Brasil. Entretanto, isso não significa que o funcionamento do X (ex-Twitter) está permitido.
Na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, alguns usuários conseguiram publicar na rede social; outros seguem sem conseguir acessar a plataforma. A postagem de imagens estáticas e GIFs também apresentou instabilidade no Brasil.
Apenas o aplicativo para smartphones tem permitido acesso aos usuários brasileiros, o site segue indisponível.
Suspensão do X no Brasil foi questionada judicialmente
Ações judiciais encabeçadas pelo partido Novo e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questionaram a suspensão do X e a multa imposta para aqueles que tentarem burlar o bloqueio a partir do uso de VPN.
No entanto, na última sexta, 13, a Advocacia-Geral da União (AGU) orientou que o STF rejeite as ações sem qualquer análise do pedido, com base no entendimento de que a medida movida contra a empresa de Elon Musk tem respaldo da Constituição Brasileira e por isso, não cabe questionamento.
Com informações de Alexia Faustino
opovo.com.br
Cariri Ativo
18.09.2024