Com vitória em Fortaleza, PT é o partido que vai governar a maior população no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Com vitória em Fortaleza, PT é o partido que vai governar a maior população no Ceará

Com vitória em Fortaleza, PT é o partido que vai governar a maior população no Ceará

Compartilhar isso

 

Após vitória de Evandro Leitão na Capital, o PT, do ministro Camilo Santana, é o partido que comandará a maior população no Estado Crédito: AURÉLIO ALVES
Atrás do PSB, PT foi o segundo partido mais eleito no Ceará e, ao todo, governará para 3.971.849 pessoas. PL não conseguiu eleger prefeitos no Estado

 Autor Taynara Lima

Com o fim do segundo turno e a vitória do prefeito eleito Evandro Leitão em Fortaleza, com 50,38% dos votos, o Partido dos Trabalhadores (PT) é a sigla que governará a maior população no Ceará nos próximos quatro anos.

No pleito deste ano, a legenda garantiu a vitória em 47 dos 184 municípios cearenses, incluindo a Capital, com a maior população do Estado, e, ao todo, governará para quase 4 milhões de pessoas. 

Apesar do número relevante de candidatos vitoriosos pelo PT, o PSB foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos e venceu em 65 municípios cearenses. Os números registrados pelas duas siglas representam um crescimento se comparado à eleição anterior. Em 2020, o PSB foi eleito em oito municípios, enquanto o PT venceu em 18.

Os números do PSB também vêm após a chegada do senador Cid Gomes e de outros nomes do grupo político. Apesar do resultado favorável, a sigla sofreu uma difícil derrota em Sobral. Izolda Cela (PSB), apoiada pelo senador e pelo atual prefeito Ivo Gomes (PSB), foi derrotada no município por Oscar Rodrigues (União Brasil), encerrando 28 anos de hegemonia da família Ferreira Gomes no município.

Ainda no pleito deste ano, o PSD foi o terceiro partido mais eleito no Estado e garantiu 16 cidades, incluindo a vitória do prefeito eleito Naumi Amorim em Caucaia, que voltará ao cargo no segundo município mais populoso do Estado. O número de municípios conquistados, no entanto, é menor do que em 2020, quando a sigla teve 27 prefeitos eleitos.

Já o Republicanos venceu em 14 cidades e o PP elegeu prefeitos em 13 municípios. O MDB, do deputado federal Eunício Oliveira, e o PDT, de Ciro Gomes, Roberto Cláudio e do prefeito José Sarto, elegeram candidatos em nove e cinco municípios, respectivamente.

Há quatro anos, o MDB era vitorioso em 17 municípios e o PDT, se consolidava como o partido com o maior número de prefeituras conquistadas, com 67. Neste ano, o cenário foi diferente e, além da queda em números, a sigla pedetista teve uma derrota histórica em Fortaleza após 12 anos na gestão da Capital.

Em Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Limoeiro do Norte e Nova Russas, o PRD saiu vitorioso, enquanto em Maracanaú, Pacajus, Pacatuba, Sobral e Tururu, a vitória foi do União Brasil. O saldo de cinco municípios para cada partido foi positivo se comparado ao pleito anterior, quando as siglas não conseguiram ser eleitas nas cidades ondem disputavam.

Podemos venceu em Aracati, com a prefeita eleita Roberta de Bismarck — apoiada pelo atual prefeito e presidente estadual do partido Bismarck Maia — e em Juazeiro do Norte, município mais populoso da região do Cariri, com a reeleição histórica de Glêdson Bezerra. O PSDB teve uma diminuição no número de prefeituras cearenses, caindo de quatro para dois municípios: Iguatu e Massapê. O Solidariedade venceu apenas em Parambu.

PL não garantiu a eleição em nenhum município do Ceará. Uma grande diferença se comparado a 2020, quando a sigla conquistou as prefeituras de 13 cidades. Neste ano, a legenda conseguiu chegar ao segundo turno em Fortaleza com o candidato André Fernandes, porém o deputado federal recebeu 49,62% dos votos e foi superado por Evandro Leitão (PT).   

opovo.com.br

Cariri Ativo

28.10.2024