Fugitivos de Mossoró, membros do 'Comando Vermelho' que passaram pelo Ceará, são condenados em RN - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Fugitivos de Mossoró, membros do 'Comando Vermelho' que passaram pelo Ceará, são condenados em RN

Fugitivos de Mossoró, membros do 'Comando Vermelho' que passaram pelo Ceará, são condenados em RN

Compartilhar isso

 

Legenda: Os dois fugitivos foram recapturados no Pará
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Deibson Nascimento e Rogério Mendonça foram julgados por crimes depois da fuga da penitenciária federal



Os ex-fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram condenados pelo Tribunal de Justiça potiguar, em 18 de outubro, por crimes cometidos após a fuga. Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça receberam penas de cinco e oito anos de prisão, respectivamente. 

O TJRN aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte, apresentada em setembro, na qual o promotor José Alves de Rezende Neto defende a condenação dos fugitivos por terem invadido uma casa e privado a liberdade do casal de proprietários. 

“Saliente-se que os acusados, após pegarem os aparelhos celulares, não se evadiram do local, como seria o costumeiro modus operandi dos criminosos. Ao contrário, permaneceram na residência, assistiram ao jornal nacional, especialmente a matéria que falava sobre os foragidos do sistema prisional, e fizeram ligações, sempre cada um deles permanecendo com uma das vítimas”, relatou o promotor Rezende Neto.

Na decisão judicial, a qual o Diário do Nordeste teve acesso, o magistrado condenou a dupla por ‘roubo majorado’, situação em que há o agravamento do crime por meio da participação de mais de uma pessoa ou da restrição da liberdade da vítima, por exemplo. Os ex-fugitivos também foram sentenciados por danos morais e materiais. 


Na sentença, o juiz não acatou a defesa dos dois condenados. Eles alegaram que não passaram na casa e que, na data da invasão, já estavam longes do estado, levantando a hipótese de que alguém tenha se passado por eles.  

Além da pena de prisão em regime fechado, a condenação prevê a reparação de R$ 800 para cada vítima pelos danos materiais causados durante o crime. 

REDE DE APOIO NO CEARÁ

Conforme as investigações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) que atua no Ceará, o fuzil e as munições apreendidos com os ex-fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró teriam sido entregues pela facção carioca Comando Vermelho (CV) no estado. A dupla foi presa no Estado do Pará, no dia 4 de abril deste ano, após 51 de buscas policiais.

A apuração policial apontou que, após furar o bloqueio policial na região de Mossoró, Deibson e Rogério chegaram ao município cearense de Icapuí, no dia 18 de março último. De lá, eles entraram em um barco com destino a Belém, no Pará. A viagem pelo mar durou cerca de seis dias. Em território paraense, os fugitivos seguiram de carro para Marabá, onde foram interceptados por agentes da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça contavam com o apoio de quatro comparsas. O objetivo era chegar na Bolívia. Com a quadrilha, foram apreendidos um fuzil, dois carregadores da arma, cerca de 50 munições, dinheiro e sete aparelhos celulares.

A Ficco no Ceará localizou uma rede de apoio criada dentro do Comando Vermelho no Estado, para tentar ajudar na fuga dos dois homens. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos contra o grupo criminoso, em território cearense.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

30.10.2024