Nos seis primeiros meses do ano, o BNB financiou mais de 2.500 projetos no Ceará- Imagem: Reprodução/BNB.
A atividade industrial no Ceará cresceu 7,6%, entre janeiro e julho de 2024. O resultado é mais que o dobro do registrado na média do Brasil, que foi de 3,2% no mesmo período. A produção industrial cearense teve o segundo melhor desempenho do país, ficando atrás do Rio Grande do Norte, com 19,7%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).A indústria de transformação no estado apresentou crescimento em sete das 11 atividades pesquisadas, com destaque para couro e calçado (26,1%), vestuário (26,4%) e têxtil (17,7%).Segundo o economista e pesquisador do Etene, Allisson Martins, o maior dinamismo identificado se deve aos seguintes fatores: atividade econômica mais forte e incentivo ao investimento com reduções na taxa de juros, alta de empregos formais e queda na inadimplência.
Entre outros estados pesquisados pelo IBGE e que estão na área de atuação do Banco do Nordeste, os resultados foram positivos: Maranhão (3,9%), Bahia (2,4%), Pernambuco (2,2%), Minas Gerais (1,5%) e Espírito Santo (1,2%). Todos acima da média da Região Nordeste (0,3%).
Crédito disponível
De acordo com a superintendente Estadual do Banco do Nordeste (BNB) no Ceará, Eliane Brasil, a indústria local possui um importante estímulo para continuar o crescimento no segundo semestre. As indústrias cearenses têm disponíveis R$ 723 milhões para contratações nesse período. “O Banco do Nordeste, ao disponibilizar um valor tão expressivo para a indústria, reconhece o dinamismo do Estado, as potencialidades do setor e a liderança da Federação das Indústrias na captação de investimentos, na implantação de novas indústrias e na modernização das existentes”, observa Eliane.
Nos seis primeiros meses do ano, o BNB financiou no estado mais de 2.500 projetos do setor superando R$ 155 milhões em contratações.
A fonte de recursos é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que pode ser usada para construção e ampliação das instalações visando modernização do empreendimento ou aumento da receita operacional. Também podem ser contratadas aquisições de máquinas, equipamentos e veículos relacionados à atividade e como capital de giro associado ao investimento.
Baixe imagens de divulgação no site do Banco do Nordeste clicando aqui.
IMPRENSA - Banco do Nordeste
(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339
Cariri Ativo
15.10.2024