Bruna Santos
O Ministério da Educação (MEC) aprovou a criação da primeira residência federal em psiquiatria no sertão nordestino, sediada na Universidade Federal do Cariri (UFCA). A conquista, de acordo com os preceptores do projeto, promete transformar os cuidados com a saúde mental em toda a região, com a formação de especialistas na área. Com a psiquiatria, a UFCA passa ter oito programas de residência médica.
O processo passou por quatro instâncias, sendo elas a aprovação local dentro da UFCA, em seguida a Comissão Estadual de Residência Médica, e por fim, foi para a Câmara Técnica, em Brasília, sendo aprovado no plenário da Comissão Nacional de Residência Médica. Segundo Sávio Samuel Feitosa, coordenador da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da instituição, o programa está credenciado. “São duas vagas por ano, nós vamos tentar incluir as duas vagas no concurso que está em andamento, que é o Enare, o Exame Nacional das Residências. Quem desejar fazer a prova para psiquiatria vai poder escolher a UFCA como uma das suas opções. É um sistema semelhante ao do Enem, você faz a prova, e depois vai colocar a sua pontuação naquela instituição que você tiver mais chance”, explica.
Caso a Universidade consiga incluir as vagas na seleção que está acontecendo no Enare 2024, os dois primeiros residentes começarão as aulas em março de 2025. Para Sávio, a mudança será um avanço para que os futuros profissionais permaneçam atuando na região. “Atualmente nós temos três faculdades de medicina na região, mas os médicos que querem fazer a especialização em psiquiatra estavam precisando procurar outras regiões para poder fazer essa sua especialização. Então o psiquiatra formado aqui ele vai com certeza ser bem formado porque vai estar sob a supervisão da Universidade Federal com os nossos serviços de saúde locais da região“, pontua.
A residência contará com parceiros, como o Hospital Regional do Cariri, os Centros de Atenção Psicossocial e as Redes de Atenção Psicossocial dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha.
Estudantes comemoram
Em entrevista ao Portal Miséria, Antonia Paulino, aluna de Medicina da UFCA, compartilhou sua visão sobre a importância da nova residência. “Na minha opinião, essa residência representa um marco para os estudantes, pois permitirá que eles permaneçam no Cariri para cursar Psiquiatria, evitando a necessidade de deslocamento para cidades distantes. Além disso, é uma grande conquista para o SUS, que visa suprir a carência de profissionais especializados em saúde mental na região“, afirmou a estudante.
Segundo Antônia, a participação estudantil foi vital nesse processo. “Solicitamos atenção especial para essa necessidade tanto ao diretor do núcleo quanto aos representantes da residência. Em reuniões, discutimos como a criação dessa residência de Psiquiatria contribuirá para o crescimento da UFCA e para a assistência à comunidade“, acrescentou.
A perspectiva é que, com a residência, o Cariri se torne um polo formador de médicos especializados. “Minha expectativa enquanto futura médica é de profunda satisfação ao ver o Cariri se desenvolver, principalmente por pensar nas populações mais vulneráveis e nas demandas urgentes da região, como a assistência em saúde mental“, concluiu a estudante.
miseria.com.br
Cariri Ativo
25.10.2024