Autor Caynã Marques
A Nasa descobriu uma base militar escondida sob uma camada de gelo na Groenlândia, construída em 1959 e apelidada de “Cidade sob o Gelo”. Conhecida como Camp Century, a instalação foi utilizada como campo de testes para mísseis nucleares durante a Guerra Fria.
Sempre na vanguarda da exploração, seja no espaço ou em nosso próprio planeta, a Nasa fez essa descoberta enquanto sobrevoava a Groenlândia. Cientistas estavam realizando varreduras com radar quando detectaram algo abaixo do gelo, a aproximadamente 240 quilômetros da Base Espacial Pituffik.
De acordo com o USA Today, dois pesquisadores tiveram uma visão sem precedentes da instalação militar da época da Guerra Fria, em abril, enquanto examinavam a camada de gelo.
No centro da instalação estava o reator nuclear portátil PM-2A, que fornecia energia para a extensa “cidade sob o gelo”. A estrutura incluía alojamentos para 200 soldados, um teatro, academia, posto de câmbio, biblioteca e até mesmo uma capela.
Cidade sob o gelo: o que foi o Camp Century?
Camp Century era uma base militar construída pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos em 1959. A base foi erguida por meio da escavação de uma rede de túneis na camada de gelo.
O objetivo da instalação era testar técnicas de construção e realizar pesquisas no Ártico, além de avaliar a possibilidade de os Estados Unidos implantarem mísseis nucleares na região durante a Guerra Fria. A base era alimentada por um reator nuclear e tinha capacidade para acomodar entre 85 e 200 soldados.
Cidade sob o gelo: quando foi desativada?
A base foi abandonada em 1967, após o cancelamento do programa de lançamento de mísseis. O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA removeu o reator nuclear do local, mas deixou para trás toda a infraestrutura e os resíduos gerados pela operação.
De acordo com a Nasa, ao longo dos anos, neve e gelo continuaram a se acumular sobre as estruturas, que agora estão enterradas a cerca de 30 metros abaixo da superfície.
Cidade sob o gelo: resíduos nucleares e riscos ambientais
Cientistas do Instituto Cooperativo de Pesquisa em Ciências Ambientais da Universidade do Colorado em Boulder (Cires) estimam que Camp Century abriga cerca de 136 acres de resíduos enterrados sob o gelo.
Isso inclui aproximadamente 53 mil galões de óleo diesel, 63 mil galões de águas residuais e uma quantidade desconhecida de líquido de arrefecimento radioativo de baixo nível proveniente do reator nuclear.
opovo.com.br
Cariri Ativo
28.11.2024