Idace beneficia 36 famílias quilombolas com títulos de terra em ação inédita no Cariri - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Idace beneficia 36 famílias quilombolas com títulos de terra em ação inédita no Cariri

Idace beneficia 36 famílias quilombolas com títulos de terra em ação inédita no Cariri

Compartilhar isso

 

É a 1º vez que os documentos são entregues pelo Estado a comunidades remanescentes de quilombos no Ceará

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) entregou, nesta terça-feira (05/11), três títulos de domínio definitivos a imóveis rurais que fazem parte da Comunidade Quilombola Sítio Arruda, localizada entre os municípios Salitre e Araripe, no Cariri. Com isso, 36 famílias agora têm a posse e a propriedade garantidas de cerca de 105 hectares. Realizada em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a iniciativa torna-se um marco para a regularização fundiária cearense, já que é a primeira vez que o Governo do Estado entrega os documentos a uma comunidade quilombola.

A entrega dos títulos representa o reconhecimento da história de resistência e a preservação da memória desse povo ancestral. Além disso, promove maior segurança jurídica, reduzindo riscos de invasões e conflitos fundiários, e fortalece a gestão ambiental comunitária, visto que comunidades quilombolas possuem um modo de vida mais sustentável e de manejo cuidadoso com recursos naturais.

O superintendente do Idace, João Alfredo, celebrou a conquista. “É a primeira vez que o Estado do Ceará, por meio da arrecadação de terras devolutas, faz a titulação de um território quilombola. Isso é um resgate, uma dívida histórica com uma comunidade ancestral e tradicional. E esse momento está muito ligado à missão do Idace, de promover uma organização fundiária que envolve os aspectos socioambiental e territorial. É dentro dessa visão que a gente vai fortalecer uma cidadania agrária ligada ao bem-viver”, disse.

A cerimônia foi realizada na quadra esportiva da Comunidade Sítio Arruda. Também participaram da entrega a titular da Seir, Zelma Madeira; o superintendente adjunto do Idace, Antônio Amorim; e o superintendente regional do Incra no Ceará, Francisco Erivando Santos de Sousa; além de representantes das prefeituras de Salitre e Araripe.

A ação ocorre em menos de uma semana da assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Seir e o Incra, durante a abertura do 2º Festival Afrocearensidades, na sexta-feira (1/11). A parceria busca ampliar o processo de titulação de terras para comunidades quilombolas.

Luta ancestral

Para José Lourenço, de 29 anos, os títulos são resultado de uma luta do presente – mas também do passado. “Nossos antepassados nos deram a oportunidade e a luta de poder estar aqui hoje. O Incra e o Idace também permitiram que a gente pudesse fortalecer nosso quilombo”, afirmou.

As comunidades quilombolas são predominantemente constituídas pela população negra rural ou urbana, que se autodefine a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e as próprias práticas culturais.

O Ceará possui 109 quilombos, segundo levantamento da Seir. As terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas são aquelas utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural.

Mais de 840 títulos para o Cariri

A cessão de títulos pelo Idace à Associação dos Quilombolas Sítio Arruda é a primeira de uma série de entregas na região do Cariri. De terça-feira (05) a quinta-feira (07), também serão contemplados com os documentos pequenos agricultores de Salitre, Tarrafas, Assaré e Várzea Alegre, somando mais de 840 títulos.

Terras quilombolas tituladas
O Incra, autarquia competente na esfera federal pela titulação dos territórios quilombolas, já havia concedido títulos de domínio parciais a duas áreas de Sítio Arruda (Baixa do Caldeirão e Bolandeira dos Esteves), totalizando 329,45 hectares.

Também foram tituladas duas áreas na Lagoa das Pedras/Encantados do Bom Jardim, no município de Tamboril, com áreas de 157,04 ha e 506,56 ha. Uma terceira parte desse território ainda será titulada.

Ao Incra, cabe titular os territórios quilombolas localizados em terras públicas federais ou que incidem em áreas particulares. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) também é responsável por expedir título ou Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU) às comunidades quilombolas localizadas em áreas de sua gestão. Já os Estados e os Municípios podem expedir títulos às comunidades quilombolas localizadas em terras de domínio estaduais e municipais, respectivamente.

Caio Faheina - Ascom Idace - Texto
Rodrigo Dias - Idace - Fotos

Cariri Ativo

07.11.2024