O Índice de Necessidade de Creche Estados e Capitais (INC), elaborado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) com base em dados de 2023, revela que cerca de aproximadamente de 62 mil crianças não frequentam creches e estão em situação de pobreza. Este número representa cerca de 61% das crianças menores de 3 anos de idade.
Ainda de acordo com o levantamento, um dos principais motivos para essa ausência é a falta de vagas nas unidades de educação infantil, que afeta 51% dessas crianças cearenses. O Índice de Necessidade de Creches estabelece critérios rígidos de prioridade para vagas, como crianças que vivem em lares onde apenas um dos pais é responsável pelos filhos, crianças em situação de pobreza e/ou com deficiências, famílias com cuidadores que poderiam trabalhar caso tivessem acesso à creche.
Segundo o IBGE, no estado do Ceará cerca de 22,7% das crianças de até três anos estão em situação de pobreza, e 61,53% delas não frequentam creches. Esse número representa 101.807 crianças. O levantamento considerou como situação de pobreza as famílias com renda per capita de até R$ 218, este valor é o utilizado como critério de elegibilidade para o Programa Bolsa Família.
miseria.com.br
Cariri Ativo
27.11.2024