PF cumpre mandados em quatro cidades do Ceará em investigação sobre desvios de verbas em Itaiçaba - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

PF cumpre mandados em quatro cidades do Ceará em investigação sobre desvios de verbas em Itaiçaba

PF cumpre mandados em quatro cidades do Ceará em investigação sobre desvios de verbas em Itaiçaba

Compartilhar isso

 

Legenda: Em outubro de 2023, a PF começou a se debruçar sobre o caso.
Foto: Divulgação

O caso já havia sido objeto de processo administrativo na Câmara Municipal de Itaiçaba.


Escrito por Ingrid Campos

Cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 15ª Vara Federal do Ceará, foram cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (6), no âmbito da operação “Caixa das Ilusões”, que investiga desvios de verba na Prefeitura de Itaiçaba em 2023. Foram alvos locações em Fortaleza, Maracanaú, Crateús e Guaraciaba do Norte. O órgão apura suposto esquema criminoso relacionado a licitação com indícios de fraude e desvios de recursos públicos federais na aquisição de baús literários pelo Município no ano passado.

O caso já havia sido objeto de processo administrativo na Câmara Municipal de Itaiçaba contra o vice-prefeito Iranilson Lima (PP), que atuava como prefeito interino à época. Em janeiro deste ano, a investigação parlamentar foi arquivada, mas uma nova denúncia com o mesmo teor foi apresentada na Casa quatro meses depois. 

No âmbito da PF, as diligências buscam apreender documentos e mídias para instrução de inquérito policial, individualização da atuação dos suspeitos nos crimes investigados e levantamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União ao município de Itaiçaba, identificando eventuais desvios e/ou apropriação praticados por membros da Secretaria de Educação e da Comissão de Licitação.

Indícios

Em outubro de 2023, a PF começou a se debruçar sobre o caso, com base em indícios de que houve contrato na ordem de R$ 1 milhão com recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com empresa aparentemente sem capacidade logística e operacional em Itaiçaba, por meio de Adesão à Registro de Preços.

A corporação descobriu que empresa investigada iniciou suas atividades em 2021 e não possui funcionários registrados, em que pese ter recebido o montante de R$ 11.744.861,00 referente a contratos com municípios cearenses até 30 de março 2023. Além disso, seu proprietário foi beneficiário de auxílio emergencial em 2020.

Segundo a PF, os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, peculato, desvio e pelo art.1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67, com penas de até 36 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

Versão da Prefeitura

Logo no início das discussões a respeito disso na Câmara, no ano passado, a Prefeitura publicou uma nota informando que o caso estava em averiguação pelos órgãos competentes para garantir a transparência dos processos.

"Salientamos que todas as aquisições de bens e serviços foram precedidas por Processo Legal, para a compra dos materiais pedagógicos, adquiridos em face da necessidade das instituições escolares municipais. Em respeito à população e zelando pelo patrimônio público continuaremos nos comprometendo na resolução do problema. Reafirmamos o compromisso em observar na íntegra o Interesse Público e a lisura na aplicação dos recursos do nosso Município", dizia, ainda, o comunicado.

PontoPoder buscou a gestão novamente para se pronunciar sobre as diligências da Polícia Federal nesta quarta-feira. O espaço está aberto para manifestações.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

07.11.2024