Autor Penélope Menezes
Em ligações telefônicas com golpistas, Daisy ofereceu várias informações pessoais: de longas histórias sobre a família até sua paixão por tricô. Mas o que nenhum dos fraudadores esperava era que a típica “vovó” fosse, na verdade, uma inteligência artificial.
É com a criação da ‘Scambaiter Daisy’, durante o mês de novembro, que a empresa de telefonia móvel O2, no Reino Unido, pretende criar uma tecnologia capaz de atender as chamadas e manter os farsantes no telefone, longe dos clientes, o máximo de tempo possível.
Combinando diversos modelos de IA para escuta e resposta simultâneas, Daisy aparentou tanto realismo que conseguiu garantir a permanência de vários fraudadores em chamadas, 40 minutos por vez.
Entenda o que motivou a criação da “vovó” de inteligência artificial.
‘Vovó’ de IA: entenda criação de empresa telefônica
A vovó falsa foi treinada a partir de interações reais entre vítimas e golpistas, passando 24 horas por dia respondendo chamadas duvidosas. O objetivo é fazer com que “Daisy” seja um alvo perfeito e ajude na prevenção de fraudes.
A ideia foi inspirada durante a campanha “Swerve the Scammers” da Virgin Media O2. Em pesquisa formulada pela empresa, 7 em cada 10 (71%) dos britânicos gostariam de se vingar de golpistas que tentaram enganá-los ou enganar seus entes queridos.
Por outro lado, os clientes também revelaram que não gostariam de desperdiçar seu próprio tempo atraindo os golpistas para uma possível vingança (53%).
“A mais nova integrante da nossa equipe de prevenção de fraudes, Daisy, está virando o jogo contra os golpistas, enganando-os e manobrando-os em seu próprio jogo cruel, simplesmente mantendo-os na linha”, afirmou em nota o diretor de fraudes da Virgin Media O2, Murray Mackenzie.
“Mas, crucialmente, Daisy também é um lembrete de que não importa o quão persuasivo alguém do outro lado da linha possa ser, eles nem sempre são quem você pensa que são”, completa.
As respostas da IA são criadas a partir de um modelo de linguagem personalizado para gerar uma resposta de voz em tempo real. Logo, a ferramenta deve ser capaz de simular uma conversa próxima à humana com o interlocutor.
‘Vovó’ de IA: confira vídeo do projeto
Em sua página no YouTube, a empresa compartilhou um vídeo sobre a presença de “Daisy” como uma inteligência artificial capaz de enganar golpistas.
Assista a seguir:
opovo.com.br
Cariri Ativo
27.11.2024