Avião bimotor que caiu em Gramado ia para SP e bateu contra chaminé de prédio - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Avião bimotor que caiu em Gramado ia para SP e bateu contra chaminé de prédio

Avião bimotor que caiu em Gramado ia para SP e bateu contra chaminé de prédio

Compartilhar isso

 

Um avião bimotor caiu na região central de Gramado, cidade turística no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo, 22 / Crédito: Reprodução/ Instagram @cbmrsoficial
Pelo menos 14 pessoas foram socorridas. A aeronave era pilotada pelo empresário Luiz Galeazzi, que transportava esposa e filhas.

 Autor Bárbara Mirele

Um avião de pequeno porte caiu nesta manhã deste domingo, 22, em Gramado, na serra gaúcha. O acidente aconteceu na área central da cidade, perto da Avenida das Hortênsias. A queda foi registrada por volta das 9h30min.

A bordo, estava o empresário Luiz Galeazzi e nove familiares. A lista oficial das vítimas ainda não foi divulgada.

A aeronave havia decolado do Aeroporto de Canela às 9h15min, com destino a Jundiaí (SP), aponta a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em nota ao O POVO

De acordo com informações preliminares da Defesa Civil Nacional, minutos após decolar, a aeronave bateu contra a chaminé de um prédio. Em seguida, acertou o segundo andar de uma casa e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Os destroços atingiram uma pousada. 

Conforme o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, 14 pessoas ficaram feridas na área do acidente, duas delas em estado grave por queimaduras, e foram socorridas a hospitais. 

Avião cai em Gramado: Leite aponta não haver sobreviventes

Leite também informou, por volta das 12h40min, que nove pessoas estariam no bimotor; o número ainda não foi confirmado. 


"Aparentemente, infelizmente, não há sobreviventes no lado dos tripulantes", disse Leite em um primeiro vídeo, publicado no Instagram.


A Secretaria de Segurança Pública do RS informa que "no atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda".

O avião segue dentro da loja de móveis. Segundo o governador gaúcho, o imóvel está completamente comprometido e foi providenciado um maquinário mais pesado para retirar a fuselagem do bimotor.

Por meio do Instagram, a Boutique do Móvel informou que a filial em Gramado estava vazia no momento do acidente. "Não havia nenhum funcionário no momento. Estão todos bem, apesar do susto", postou.

O local está isolado pela Brigada Militar e a Polícia Civil investiga o caso.

Avião cai em Gramado: o que diz a Infraero

Em nota ao O POVO, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15min, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário.

“As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil”, finaliza a pasta.

RS: Avião cai em Gramado, na serra gaúcha; Bombeiros estão no local; ENTENDA

RS: Conheça o modelo do avião bimotor que caiu em Gramado

Ainda segundo informações da corporação, a aeronave bimotor saiu do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo, na região Sudeste.

O modelo da aeronave é o Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, que foi fabricado pela primeira vez em 1977, pela Piper Aircraft. O avião comporta entre seis e nove pessoas, entre passageiros e tripulação. O primeiro voo ocorreu em 1979, dois anos após sua fabricação.

opovo.com.br

Cariri Ativo

23.12.2024