Mais da metade da população do Ceará não tem máquina de lavar, aponta IBGE - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Mais da metade da população do Ceará não tem máquina de lavar, aponta IBGE

Mais da metade da população do Ceará não tem máquina de lavar, aponta IBGE

Compartilhar isso

 

Legenda: O Ceará possui a segunda maior proporção de pessoas com máquina de lavar entre os estados nordestinos
Foto: Alex Pimentel/Diário do Nordeste

Informação consta na "Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2024", divulgada na quarta-feira (4).


Escrito por 

A máquina de lavar roupas é um eletrodoméstico presente na casa de apenas quatro em cada 10 cearenses (45,1%), conforme a "Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2024", divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, com dados de 2023, mostra também que o Ceará possui a segunda maior proporção de pessoas com máquina de lavar entre os estados nordestinos, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, onde 51,7% dos habitantes contam com o eletrodoméstico. O estado nordestino com a menor proporção de pessoas com máquina de lavar é o Piauí (34,8%).

O dado é ligeiramente menor que o percentual de cearenses com máquina de lavar em casa divulgados na síntese do ano passado, com números de 2022. Na ocasião, o percentual era de 46,5%.

Considerando apenas a Capital cearense, o percentual de pessoas com máquina de lavar em casa salta para 68,2%, conforme o IBGE. Na região metropolitana, é de 62%. No Nordeste, a proporção é de 41%.

Crédito difícil e pouco recurso

Na avaliação do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida, o fato de menos da metade dos cearenses possuir máquina de lavar pode ser reflexo da pobreza no Estado, "onde boa parte das pessoas depende de auxílio governamental e o pouco que se tem dá apenas para manter a subsistência".

Olhando para o Nordeste, de modo geral, estamos em uma região onde mais da metade da população recebe auxílio e isso não dá condições suficientes para aquisição de bens, como a compra de um eletrodoméstico
Wandemberg Almeida
Presidente do Corecon-CE

Além disso, ele destaca os elevados índices de inadimplência no Ceará, que dificultam ainda mais o acesso a esse tipo de bem. "A pessoa tem uma renda menor e não consegue ter crédito para realizar novas compras. E temos uma taxa de juros elevada que compromete ainda mais a renda do trabalhador brasileiro".

"O orçamento do trabalhador vai ficando muito restrito, sendo direcionado à alimentação, aluguel, energia. Ele deixa de comprar bens porque prioriza o que é fundamental para a sobrevivência", reforça Almeida.

Brasil

Em todo o País, sete em cada 10 habitantes possuem máquina de lavar em casa. No recorte de cor ou raça, a proporção de brancos com o eletrodoméstico em casa é de oito em cada dez (82,9%), enquanto entre pretos e pardos a proporção é de seis em cada dez.

Quanto à faixa etária, a maioria dos que possuem máquina de lavar em casa são maiores de 30 anos: 7 em cada dez. Entre os que possuem 29 anos ou menos, a proporção é de seis em cada dez habitantes do Brasil.

O cenário também muda consideravelmente quando há o recorte entre residência urbana ou rural no Brasil. Entre os que moram na zona urbana, 75,4% possuem máquina de lavar em casa, enquanto na zona rural esse dado despenca para 39,5%.


diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

06.12.2024