Legenda: Ministro Fernando Haddad foi alvo de vídeo falso sobre "taxação de pobres"
Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP
Advocacia-Geral da União argumento que o conteúdo é falso busca confundir a população.
Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br
O TikTok removeu da plataforma um vídeo manipulado por Inteligência Artificial (AI) em que é atribuído ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarações sobre “taxação de pobres”. A medida acontece após notificação da Advocacia-Geral da União (AGU), enviada na noite dessa segunda-feira (20).
Segundo a AGU, a publicação já não estava mais no ar na manhã desta terça-feira (21). A notificação do órgão ressalta que o conteúdo é falso e que busca confundir o público sobre a posição do ministro, tendo caráter enganoso e fraudulento.
“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”
Ainda de acordo com a AGU, a postagem já havia sido removida da rede social anteriormente, mas foi repostada pelo mesmo usuário, o que seria um agravante ao caso.
Para a Advocacia-Geral, o vídeo viola o direito à informação e extrapola os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito.
Na notificação, a AGU pediu também que, caso não fosse retirado do ar, o conteúdo fosse marcado da seguinte maneira: "O vídeo foi gerado por inteligência artificial - conteúdo alterado ou sintético".
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
22.01.2025