Dino dá 30 dias para ministérios publicarem normas sobre uso de emendas parlamentares - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Dino dá 30 dias para ministérios publicarem normas sobre uso de emendas parlamentares

Dino dá 30 dias para ministérios publicarem normas sobre uso de emendas parlamentares

Compartilhar isso

 

Legenda: Flávio Dino, ministro do STF.
Foto: STF/Divulgação

O MEC, a CGU e a AGU terão responsabilidade direta na formulação e publicação dessas normas.


Escrito por

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou neste domingo (12) que o Ministério da Educação (MEC), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) publiquem, em até 30 dias, normas para regulamentar o uso e a prestação de contas de emendas parlamentares destinadas a Fundações de Apoio a Universidades e ONGs.

A decisão ocorre após o pedido da União Brasileira de Educação e Assistência (Ueba) para que fosse revista a suspensão desses repasses, determinada anteriormente pelo ministro.

A decisão de Dino baseia-se em auditorias realizadas no ano de 2024, que identificaram repasses de grandes volumes de recursos públicos para ONGs e fundações universitárias. Segundo o ministro, essas contratações carecem de critérios claros e objetivos, levantando preocupações sobre possíveis irregularidades e falta de transparência.

Além das instituições federais, a medida mais recente também estados e o Distrito Federal, que deverão implementar normas semelhantes. "As orientações devem assegurar que as instituições estaduais e suas fundações de apoio também se submetam a critérios uniformes de aplicação e prestação de contas", indicou, ainda, o ministro.

O MEC, a CGU e a AGU terão responsabilidade direta na formulação e publicação dessas normas. 

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

13.01.2025