Pontes na BR-304 em Aracati estão entre as 106 com desgaste em rodovias federais no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Pontes na BR-304 em Aracati estão entre as 106 com desgaste em rodovias federais no Ceará

Pontes na BR-304 em Aracati estão entre as 106 com desgaste em rodovias federais no Ceará

Compartilhar isso

 

Deputado Guilherme Bismarck enviou um ofício ao Dnit, solicitando medidas de inspeção e recuperação nas pontes / Crédito: WhatsApp O POVO/Reprodução
Pontes em Aracati apresentam concreto solto e ferragens expostas. Embora Dnit descarte risco de colapso, as estruturas necessitam de reparos para evitar danos maiores.

 Autor Lara Vieira

As pontes Ernesto Gurgel Valente e Juscelino Kubitschek, localizadas paralelamente na BR-304, em Aracati, município no Litoral Leste, apresentam sinais de desgaste. Com concreto solto e ferragens expostas nos pilares de sustentação, a situação causou preocupação de condutores e moradores que passam diariamente pelas estruturas e temem um colapso.

As pontes de Aracati, sobre o rio Jaguaribe, passaram a ser alvo de preocupação após moradores registrarem o desgaste das estruturas e divulgarem imagens nas redes sociais. "Os ferros totalmente expostos. Depois a ponte cai e não sabe por que é", diz um morador da região, ao fazer o registro. 

A primeira ponte a ser inaugurada foi a Presidente Juscelino Kubitschek, em 27 de julho de 1959. Atualmente com 66 anos, ela tirou a cidade do isolamento, conectando-a ao Vale do Jaguaribe. Já a segunda começou a ser construída décadas depois, em 2002, e levou mais de uma década para ser concluída.

Segundo a última atualização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), até dezembro de 2024, as duas foram classificadas com nota 2 (ruim). Isso significa, de acordo com o órgão, que as pontes apresentam "significativa insuficiência estrutural. Porém, ainda não há, aparentemente, um risco tangível de colapso estrutural".

Em depoimento ao O POVO, um morador do município, que preferiu não se identificar, relatou seus receios ao atravessar as pontes. Residente em uma localidade próxima, ele precisa cruzá-las diariamente para se deslocar ao Centro da cidade, onde trabalha.

“Nossa principal reclamação é a ausência de manutenção preventiva. Se os ferros embaixo da estrutura estão aparentes, isso significa que a água vai corroer o material ainda mais rápido”, diz.

Ele destaca que os problemas também afetam as emendas entre a ponte e o pavimento da via. “No período de inverno, sempre há correntezas de água, o que cria uma fissura entre a ponte e a barreira. Por isso, ao subir na ponte, sentimos uma pancada do carro, como se tivesse caído em buraco”, aponta.

Ele também reclama que, embora a via tenha iluminação antes e depois das pontes, as estruturas permanecem sem luz.

Após a repercussão do caso, o deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT), por meio da Assembleia Legislativa do Ceará, enviou um ofício ao Dnit, solicitando medidas imediatas de inspeção e intervenções de recuperação nas pontes.

“A situação das pontes requer atenção imediata, visto que apresentam problemas de segurança, como desgastes e ferragens expostas com a corrosão das transversinas, dentre outros, que podem ameaçar a integridade dos cidadãos que transitam diariamente por essa via”.

Situação das pontes não é crítica, mas estruturas expostas necessitam de reparo urgente

De acordo com José Sérgio dos Santos, professor de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), ao analisar as imagens, a estrutura não parece estar em uma situação extremamente crítica.

“O ideal é que um técnico capacitado faça uma análise in loco para avaliar a gravidade. No entanto, as armaduras estão expostas e isso é um problema. Elas ficam vulneráveis à agressividade da água do rio. Pode haver intrusão salina ou outros fatores que acelerem a corrosão. Por isso, é essencial reparar a estrutura”, aponta.

O professor explica que, frequentemente, é possível fazer reparos pontuais sem interromper totalmente o tráfego. No caso das duas pontes de Aracati, se necessário, uma poderia ser bloqueada e a outra funcionar com dois sentidos.

Ainda de acordo com o Dnit, com dados até dezembro de 2024, o Ceará tem um total de 106 pontes com estrutura considerada crítica ou ruim, sendo 11 estruturas com nota 1 (crítica) e 95 com nota 2 (ruim).

Confira a lista com as classificações 1 e 2:

Nota 1 (crítica):
BR-020/CE: 1 ponte
BR-122/CE: 2 pontes
BR-222/CE: 2 pontes
BR-226/CE: 2 pontes
BR-402/CE: 2 pontes
BR-404/CE: 1 ponte
BR-437/CE: 1 ponte


Nota 2 (ruim):
BR-020/CE: 24 pontes
BR-116/CE: 22 pontes
BR-122/CE: 8 pontes
BR-222/CE: 14 pontes
BR-226/CE: 4 pontes
BR-230/CE: 4 pontes
BR-304/CE: 3 pontes
BR-402/CE: 7 pontes
BR-403/CE: 7 pontes
BR-404/CE: 1 ponte
BR-437/CE: 1 ponte

Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

O que diz o Dnit

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que está em fase de elaboração o projeto para reabilitação e reforço da estrutura das pontes. “O Departamento informa que atualmente não há risco de colapso”.

“O Dnit ressalta ainda que realizou atividades de inspeções nas estruturas em julho de 2024 e segue monitorando as estruturas até as obras de reabilitação serem concluídas”, complementa.

Já a Prefeitura de Aracati informou que encaminhou um ofício ao Dnit, por meio dos deputados Eduardo Bismarck e Guilherme Bismarck, solicitando providências para o reparo das pontes.

“Já está agendada uma reunião com o Superintendente do Dnit em Fortaleza, a fim de tratar dos assuntos com a devida atenção”, disse. “Com relação à iluminação pública, a Prefeitura aguarda que a mesma esteja incluída no projeto de melhorias do Dnit, considerando a importância da BR para o tráfego de grande fluxo”.

Sobre o assunto, o Dnit informou não ser responsável pela iluminação pública e que questionamentos a respeito seriam de responsabilidade da prefeitura.

 

Outras pontes do Ceará que devem passar por manutenção:

BR-122
Ponte sobre o Canal de Fuga da Barragem do Açude Banabuiú – Banabuiú – Km 161,05 – MANUTENÇÃO PREVISTA


BR-020

Ponte – Tauá – Km 82,32 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Tauá – Km 88,75 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Tauá – Km 107,09 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Tauá – Km 108,39 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Tauá – Km 133,57 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Pedra Branca – Km 158,85 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Boa Viagem – Km 174,48 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Boa Viagem – Km 189,62 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Boa Viagem – Km 202,49 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Boa Viagem – Km 213,72 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Boa Viagem – Km 223,64 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Madalena – Km 236,69 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Itatira – Km 262,51 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Canindé – Km 308,23 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Canindé – Km 311,75 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Canindé – Km 318,22 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caridade – Km 356,9 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 366,02 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 374,76 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 378,34 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 391,01 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 393,19 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 395,29 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Fortaleza – Km 446,9 – MANUTENÇÃO PREVISTA

BR-222
Ponte – São Gonçalo do Amarante – Km 49,35 – REABILITAÇÃO PREVISTA
Ponte – Caucaia – Km 13,79 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Caucaia – Km 29,53 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Umirim – Km 82,21 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Umirim – Km 83,58 – MANUTENÇÃO CONTRATADA
Ponte – Sobral – Km 1,87 – PREVISÃO DE MANUTENÇÃO
Ponte – Sobral – Km 2,97 – PREVISÃO DE MANUTENÇÃO
Ponte – Caucaia – Km 8,73 – PREVISÃO DE MANUTENÇÃO

 Fonte: Dnit

Atualizada às 20h40min

opovo.com.br

Cariri Ativo

14.01.2025